Graciliano Fontino Lordão: um professor ‘de côr’ na Parahyba do Norte

Palavras-chave: história da educação, professor negro, Paraíba, Brasil Império

Resumo

À luz da história da educação da população negra, refletiremos sobre a importância da ‘cor’ no magistério oitocentista a partir da trajetória docente de Graciliano Fontino Lordão, filho de mulher negra e frei católico. Aluno de primeiras letras, estudante no Liceu, professor particular, mestre autorizado pelo governo, professor público, deputado, dirigente do Partido Liberal, funcionário público e ‘coronel’, a experiência será analisada em fontes como livros memorialistas, imprensa e documentos da instrução pública com aportes da história social da educação e da micro-história. Tal docência foi permeada pela origem negra, a exemplo de outros sujeitos que ascenderam social e educacionalmente numa sociedade em que imperava a ordem escravista, informando sobre possibilidades em ser ‘de côr’ no Brasil imperial.

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Publicado
2018-10-02
Como Citar
Barros, S. P. A. (2018). Graciliano Fontino Lordão: um professor ‘de côr’ na Parahyba do Norte. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e033. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44836