Maria Estephania e a Escola Primária Distrital de Vera Cruz – Pindahybas, Minas Gerais: um estudo sobre estratégias e táticas (1901-1909)

  • Alisson José da Silva Esteves Pereira Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG
  • Gilvanice Da Silva Musial Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Instrução primária

Resumo

Neste artigo analisaremos as táticas produzidas na localidade Vera Cruz – Pindahybas para a permanência da escola de instrução primária, após a lei 281 de 1899, bem como o trabalho de Maria Estephania de Macedo, professora da cadeira entre 1901 e 1909. Analisaremos, ainda, aspectos referentes ao ensino e observaremos que todo o processo escolar organizado na cadeira primária de Maria Estephania de Macedo foi fundamental para a não supressão da cadeira na localidade. Para a realização deste trabalho, utilizaremos a legislação mineira, relatórios da Secretaria do Interior, dentre outros. E, para trabalhar com estas fontes, utilizamos os conceitos de estratégias e táticas de Michel de Certeau para compreendermos as táticas locais que auxiliaram na permanência dessa escola e as estratégias políticas que visavam suprimir as escolas rurais e distritais mineiras.

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Biografia do Autor

Alisson José da Silva Esteves Pereira, Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG
Formado em Filosofia, pós-graduado lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar e História da Arte. Além de Mestrado em Educação em andamento previsto para encerrar final deste ano de 2016.
Gilvanice Da Silva Musial, Universidade Federal da Bahia
Doutora em Educação - linha História da Educação.

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Publicado
2019-09-20
Como Citar
Pereira, A. J. da S. E., & Musial, G. D. S. (2019). Maria Estephania e a Escola Primária Distrital de Vera Cruz – Pindahybas, Minas Gerais: um estudo sobre estratégias e táticas (1901-1909). Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e087. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/45685