Abordagens ao itinerário intelectual de um professor escolanovista na América do Sul: Otto Niemann (1888-1958)

  • Gerardo Garay Montaner Universidad de la Republica (Uruguay)
Palavras-chave: educação racionalista, pedagogia libertária, autodidatismo

Resumo

O artigo propõe estudar o itinerário intelectual do professor Otto Niemann, uma das referências das práticas escolanovistas no Uruguai na primeira metade do século XX. O estudo consiste em mostrar que certos aspectos fundamentais do seu pensamento e sua ação –se é que podem ser separados- provêm da tradição operária revolucionária do século XIX e permeiam as camadas do sistema público estadual de ensino. 

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Biografia do Autor

Gerardo Garay Montaner, Universidad de la Republica (Uruguay)
Docente de Historia y Filosofia de la educacion en el Instituto de educacion de UDELAR, Montevideo, Uruguay. Temas de interés, historia intelectual, pedagogía libertaria, vínculos entre educación y política.
Publicado
2019-04-18
Como Citar
Garay Montaner, G. (2019). Abordagens ao itinerário intelectual de um professor escolanovista na América do Sul: Otto Niemann (1888-1958). Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e056. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46173