Tratado pratico de gymnastica sueca de L. G. Kumlien: itinerários de um manual no Brasil (1895-1933)

  • Anderson Cunha Baía Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Iara Marina dos Anjos Bonifácio Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Andrea Moreno Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Método Sueco, Ginástica, Educação, Corpo

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar os processos de circulação no Brasil da obra Tratado pratico de gymnastica sueca, de L. G. Kumlien. Para isso, foi necessário rastrear a trajetória e as ações realizadas por seu autor. Kumlien, sueco, medico-gymnasta, que se muda para Paris em 1895, onde realiza diferentes movimentos para a divulgação da ginástica sueca, dentre eles, a escrita de manuais. O Tratado é uma obra que foi tomada como material didático, no Brasil, até meados dos anos 1930. Circulou, foi lido e serviu de orientação para a constituição de uma educação do corpo. Esse estudo contribui para a compreensão das formas pelas quais a ginástica sueca adentrou o país, particularmente por meio de manuais. As fontes mobilizadas foram os manuais e jornais brasileiros e franceses

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Biografia do Autor

Anderson Cunha Baía, Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Departamento de Educação Física e da pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa. Membro dos grupos de pesquisa GEPHE/UFMG e CEMEF/UFMG. Atua nas áreas de História da Educação e História da Educação Física.
Iara Marina dos Anjos Bonifácio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Graduada em Educação Física (UFV). Mestranda em Educação (FAE/UFMG). Membro do grupo de pesquisa GEPHE e CEMEF.
Andrea Moreno, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora da Faculdade de Educação e do programa de pós-graduação em Educação da UFMG. Membro do GEPHE e CEMEF.

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Publicado
2019-09-20
Como Citar
Baía, A. C., Bonifácio, I. M. dos A., & Moreno, A. (2019). Tratado pratico de gymnastica sueca de L. G. Kumlien: itinerários de um manual no Brasil (1895-1933). Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e078. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46439