Educação não escolar: balanço da produção presente nos Congressos Brasileiros de História da Educação

  • Maria Betânia Barbosa Albuquerque Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Belém - PA
  • Jane Elisa Otomar Buecke Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Belém - PA
Palavras-chave: Historiografia, Educação como cultura, História da educação, Educação informal.

Resumo

O artigo analisa a produção acadêmica envolvendo a temática da educação não escolar nos Congressos Brasileiros de História da Educação entre 2000 a 2017. Trata-se de uma reflexão teórico-bibliográfica à maneira dos estudos sobre o estado do conhecimento. Inspira-se na ideia de educação como cultura de Brandão (2002) e de pedagogia cultural de Andrade e Costa (2017). Nas produções analisadas destacam-se a escola como lócus privilegiado de formação humana, além da baixa incidência de trabalhos sobre educação não escolar, a despeito de sua persistente presença entre os diversos eixos do evento. Ressalta-se a importância do debate epistemológico sobre os múltiplos sentidos da educação em direção a um conceito ampliado, capaz de abranger as complexas e multifacetadas formas de ser e aprender.

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Biografia do Autor

Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Belém - PA
Doutora em Educação pela PUC/SP, com pós-doutoramento pela Universidade de Coimbra, PT. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA)           
Jane Elisa Otomar Buecke, Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Belém - PA
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Bolsista do CNPQ/UEPA   

Referências

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Publicado
2019-06-16
Como Citar
Albuquerque, M. B. B., & Buecke, J. E. O. (2019). Educação não escolar: balanço da produção presente nos Congressos Brasileiros de História da Educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e069. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46986
Seção
Dossiê - A escrita da história da educação no Brasil: experiências e perspectivas