A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a historiografia da educação brasileira: reflexões para debate

  • Rosa Fátima de Souza Universidade Estadual Paulista - UNESP
Palavras-chave: Grupos Escolares, História da educação, Escola primária

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca da contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a escrita da história da educação no Brasil. O texto sustenta que as pesquisas históricas realizadas sobre o tema nas duas últimas décadas instituíram e disseminaram categorias de análise, colaboraram para o avanço do conhecimento e ajudaram a consolidar novos objetos de pesquisa. Na primeira parte discute-se a emergência dos grupos escolares como objeto de pesquisa histórica, assinalando-se as matrizes teóricas que têm norteado a produção. Na sequência é analisado o percurso das iniciativas de comparação levadas a termo envolvendo diversos grupos de pesquisa e investigadores propiciando deslocamentos temáticos e novas interpretações construídas sobre a história da escola primária no Brasil.

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Biografia do Autor

Rosa Fátima de Souza, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rodovia Araraquara - Jaú, Km 01, Araraquara - SP, CEP: 14800-901. E-mail: rosa@fclar.unesp.br

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Publicado
2019-06-16
Como Citar
Souza, R. F. de. (2019). A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a historiografia da educação brasileira: reflexões para debate. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e063. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47241
Seção
Dossiê - A escrita da história da educação no Brasil: experiências e perspectivas