A Câmara Municipal de Mariana e sua faceta pedagógica (1889-1930)

  • Rosana Areal de Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG
  • Leandro Silva de Paula Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG
Palavras-chave: Município Pedagógico, Educação na Primeira República, instrução pública

Resumo

Desenhar as ações educativas implementadas pela Câmara Municipal de Mariana nas primeiras décadas republicanas tomando o conceito de município pedagógico delineado por Justino Magalhães é o mote desse artigo, considerando a autonomia e a responsabilidade das câmaras indicadas pela Constituição Federal e de Minas Gerais, ambas de 1891. A documentação do Arquivo Histórico da Câmara Municipal informa sobre a construção e a manutenção de escolas, contratação e pagamento dos professores, a compra e distribuição de materiais didáticos destinados aos alunos pobres. Ficou evidenciada a faceta pedagógica do município de Mariana, visível no cumprimento da lei e em ações no âmbito da intermunicipalidade, por vezes limitada pelos recursos financeiros.

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Biografia do Autor

Rosana Areal de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

Doutora em Ciências Humanas pela USP, professora de História da Educação em cursos de licenciatura e na pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto; orientadora de mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas na área de imprensa e educação, intelectuais e instituições escolares.

Leandro Silva de Paula, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

Professor Adjunto de História da Educação da Universidade Federal de Goiás. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), Graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2014) e Pós-Doutorado pela UFOP (2017-2019).

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Publicado
2020-04-08
Como Citar
Carvalho, R. A. de, & de Paula, L. S. (2020). A Câmara Municipal de Mariana e sua faceta pedagógica (1889-1930). Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e109. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47850