Uma juventude saudável

representações de uma educação física dos jovens em São Paulo e no Rio de Janeiro na década de 1930

  • Edivaldo Gois Junior Universidade Estadual de Campinas
  • André Dalben Universidade Federal de São Paulo
  • Samuel Ribeiro dos Santos Neto Universidade Estadual de Campinas
  • Evelise Amgarten Quitzau Universidad de la Republica Uruguay
Palavras-chave: História da educação, juventude, educação física, identidade nacional

Resumo

Este estudo objetiva compreender como era representada a educação física da juventude urbana na década de 1930, em um contexto de embates pela reconstituição da identidade nacional. Limita-se à observação de discursos e práticas evidenciadas por periódicos médicos e pela imprensa nas duas maiores cidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro.  Conclui que os discursos tiveram o objetivo de legitimar práticas voltadas aos corpos, as quais deveriam ser baseadas em um conhecimento científico e em uma moral que pregava a moderação. Entretanto, a necessidade de legitimar a educação física também evidenciou tensões geradas pelos silenciamentos e/ou críticas a outras práticas mais identificadas com a capoeira e com diversões desinteressadas, como a popularização de alguns esportes.

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Biografia do Autor

Edivaldo Gois Junior, Universidade Estadual de Campinas

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas-SP

André Dalben, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação

Professor Adjunto do Instituto de Saúde e Sociedade

Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Santos-SP

Samuel Ribeiro dos Santos Neto, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas-SP.

Evelise Amgarten Quitzau, Universidad de la Republica Uruguay

Doutora em Educação

Professora do Instituto Superior de Educación Física

Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Paysandú, Uruguay.

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Publicado
2020-11-27
Como Citar
Gois Junior, E., Dalben, A., Santos Neto, S. R. dos, & Quitzau, E. A. (2020). Uma juventude saudável. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e142. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e142