‘A universidade que espere!’

propostas para o ensino superior nos discursos de intelectuais da geração 1870

Palavras-chave: Educação superior, História dos intelectuais, História da educação, Projetos educacionais

Resumo

Este artigo apresenta uma compreensão de ideias defendidas por seis intelectuais da ‘geração 1870’ sobre a criação da universidade no Brasil no período de 1870 a 1889. A partir da história dos intelectuais e da utilização de diferentes tipologias de fontes, foi possível considerar que a implantação da universidade deveria esperar por ser entendida ora como sinônimo de centralização e monopólio do saber, ora como fim último, resultado de uma reforma gradual da instrução pública. Nos discursos analisados, mesmo que se buscasse o progresso do país e a liberdade da ciência, as condições financeiras, políticas e sociais do Império não permitiram contemplara criação da universidade como melhor alternativa para os problemas da instrução superior no Brasil.

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Biografia do Autor

Laisa Dias Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – PPED/UFS. Bolsista Capes/Fapitec-SE. Mestre em Educação, licenciatura em Pedagogia e bacharelado em Serviço Social pela Universidade Tiradentes. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação: memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS)

Joaquim Tavares, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Doutor em História (UFBA); Professor titular da Universidade Federal de Sergipe com atuação no Colégio de Aplicação, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED-UFS) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória-UFS). Líder do Grupo de estudos e pesquisas em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS). Coordenador do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (UFS).

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Publicado
2020-12-22
Como Citar
Santos, L. D., & Conceição, J. T. da. (2020). ‘A universidade que espere!’. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e152. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e152