A trajetória histórica das leis e diretrizes curriculares nacionais para a área de formação em Educação Física

Palavras-chave: formação de professor, legislação, formação inicial

Resumo

O artigo objetivou contextualizar, historicamente, as principais leis e diretrizes que subsidiaram os cursos de formação de professores, sendo o foco principal a formação em educação física. Este estudo caracterizou-se como pesquisa documental. As fontes utilizadas foram leis e diretrizes que permeiam a formação em educação física, tendo como ponto de partida a década de 1930. Nota-se que os cursos de licenciatura estiveram presentes desde as primeiras formações em educação física existentes no Brasil. No entanto, as especificidades da formação de professores não estavam definidas de maneira substancial até as mudanças ocorridas pelas DCN de 2004.

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Biografia do Autor

Andreia Cristina Metzner, Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro, SP, Brasil

Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Campus de Rio Claro/SP. Professora dos cursos de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário UNIFAFIBE, Bebedouro/SP.

Alexandre Janotta Drigo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Rio Claro, SP, Brasil

Doutor em Educação Física pela UNICAMP, Campinas/SP. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Campus de Rio Claro/SP.

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Publicado
2020-12-23
Como Citar
Metzner, A. C., & Drigo, A. J. (2020). A trajetória histórica das leis e diretrizes curriculares nacionais para a área de formação em Educação Física. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e154. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e154