Projetos educacionais para Minas Gerais no século XIX

nações estrangeiras na vitrine

  • Rita Cristina Lima Lages Universidade Federal de Ouro Preto/Professora
Palavras-chave: países estrangeiros, instrução pública, Minas Gerais

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre experiências de países estrangeiros, considerados avançados no campo da educação, que serviram como parâmetros para os dirigentes políticos na elaboração de propostas para o ensino público da província de Minas Gerais, no período compreendido entre a Independência, em 1822, e a Proclamação da República, em 1889. Dentre os vários projetos que convergiriam para a formação do Estado nacional, aqueles pertinentes à educação pública se evidenciaram como um dos principais investimentos. A principal base empírica deste trabalho são as análises dos Relatórios de Presidentes de província do Estado de Minas Gerais, produzidos ao longo do século XIX. No domínio das proposições teórico-metodológicas para abordagem dos exemplos referenciados, considera-se que a ‘circulação’ de conhecimentos — promovida tanto pela mobilidade de sujeitos em diferentes espaços culturais quanto pelo recurso da circulação de impressos de um modo geral — proporcionou condições que possibilitaram a apropriação das expertises estrangeiras.

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Biografia do Autor

Rita Cristina Lima Lages, Universidade Federal de Ouro Preto/Professora

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Educação (UFMG, 2013). Doutorado sanduíche pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA, 2011). Mestre em Educação (UFMG, 2007). Graduação em Letras e Pedagogia. Tem experiência nas áreas: Letras, Educação, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, Ensino de de Línguas Estrangeiras Modernas, Formação Docente, Orientação de Estágio Curricular, Didáticas e Práticas de Ensino. Como pesquisadora, atua nos seguintes temas: História do Ensino da Língua Portuguesa e das Línguas Estrangeiras no Brasil; História da Leitura e da Escrita; História das Práticas de Ensino; História do Currículo e das Disciplinas Escolares, História da Educação.

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Publicado
2020-07-24
Como Citar
Lima Lages, R. C. (2020). Projetos educacionais para Minas Gerais no século XIX. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e121. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/53616