Maria de Lourdes Nogueira

o percurso de uma professora e escritora libertária

  • Paloma Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais, Carangola, MG, Brasil
  • Nailda Marinho Costa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Palavras-chave: ensino secundário, carreira docente, mulheres anarquistas

Resumo

Este estudo foca o percurso de Maria de Lourdes Nogueira que, na década de 1920, destacou-se por suas publicações de cunho libertário em revistas e na imprensa, e atuou no Movimento Anarquista. Na década de 1930, ingressou no corpo docente do Colégio Pedro II, então constituído majoritariamente por homens. Na perspectiva assinalada por Ginzburg (2006), as fontes foram interrogadas no sentido de mapear os caminhos que ela percorreu e as relações que estabeleceu, a fim de compreender as estratégias que ela utilizou e as mudanças que viabilizaram sua inserção no CPII. O aporte teórico que permitiu desnaturalizar a subordinação feminina foi Perrot (2012), Saffioti (2013) e Louro (2007), e dialogar com a trajetória de mulheres anarquistas: Rago (2012), Martins (2009, 2013) e Fraccaro (2018).

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Biografia do Autor

Paloma Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais, Carangola, MG, Brasil

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais, Carangola/MG, doutora em Ciências Humanas e Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Profissão e Formação docente - GEPROF. Desenvolveu estágio pós-doutoral no PPGEdu da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Nailda Marinho Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Educação na área de História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira (NEPHEB. Unirio/HISTEDBR), Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (a partir de junho/2020). Pesquisadora da FAPERJ do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2012-2015). Sócia da SBPC, Anped, SBHE, Anpuh.

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Publicado
2021-07-02
Como Citar
Oliveira, P. R. de, & Costa, N. M. (2021). Maria de Lourdes Nogueira. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e188. https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e188