Fragmentos da história do ensino de sociologia no Brasil

Figueiredo e seu manual escolar de Sociologia de 1917

  • Cristiano das Neves Bodart Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8872-1731
  • Cassiane da C. Ramos Marchiori Editora Café com Sociologia, Maceió, AL, Brasil
Palavras-chave: história da educação, ensino de sociologia, manual escolar de sociologia

Resumo

Realiza-se a análise disposicionalista e contextualista do manual escolar Educação moral, noções de sociologia e direito usual, de Elpídio de Abreu e Lima Figueiredo, publicado em 1917. Trata-se, provavelmente, do primeiro manual escolar brasileiro de Sociologia destinado ao ensino secundário. O referido livro tinha por objetivo atender a legislação municipal do Rio de Janeiro, de 1916, que introduziu a disciplina ‘Educação moral, noções de sociologia e direito usual’ na Escola Normal daquele município. A análise volta-se para o manual escolar destacando o autor como ator plural, inserido em vários campos sociais e dotado de um estoque de habitus (Lahire, 2003) que auxilia a compreender, em algum grau, a produção de sua obra e, consequentemente, a história do ensino de sociologia no Brasil. Assim, observou-se uma proposta de ensino de sociologia imbricada com a moral, a psicologia e o direito, sem uma filiação teórica e, em muitos momentos, enciclopedista. A pesquisa destaca a importância da obra e suas características para a compreensão das bases históricas do ensino de sociologia no país.

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Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 2º vice-presidente da Associação Brasileira do ensino de Ciências Sociais (ABECS). Editor chefe dos Cadernos da Associação Brasileira do ensino de Ciências Sociais (CABECS), da Latitude e da Revista Café com Sociologia. Pesquisador do ensino das Ciências Sociais.

Cassiane da C. Ramos Marchiori, Editora Café com Sociologia, Maceió, AL, Brasil

Mestra em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Chefe Técnica Editorial da Editora Café com Sociologia. Integrante do grupo de Pesquisa História da Educação, Cultura e Literatura (GPHECL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

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Publicado
2021-06-22
Como Citar
Bodart, C., & Marchiori, C. da C. R. (2021). Fragmentos da história do ensino de sociologia no Brasil. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e181. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/54770