Igreja, Estado e educação

uma análise da constituição do Movimento de Educação de Base (MEB)

Palavras-chave: história da educação brasileira, política da educação, religião e educação

Resumo

O artigo analisa o processo de constituição do Movimento de Educação de Base – MEB –, refletindo sobre a dinâmica das relações entre Igreja e Estado no Brasil, em um momento em que a educação no meio rural era disputada por diversos grupos sociais. Tem por objetivo compreender como, no interior de um Estado oficialmente laico, pôde ser firmado e justificado um convênio no qual o governo federal brasileiro financiou um movimento proposto e coordenado pela Igreja Católica. Embasando-se teoricamente nas noções de grupos de elite e influência, investiga as aproximações entre os agentes governamentais e religiosos envolvidos na consecução do acordo. Finalmente, analisa o decreto de formalização do convênio, relacionando alguns de seus pontos principais com o processo antecedente.

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Biografia do Autor

Isabel Aparecida Bilhão, Universidade do vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS). Professora e Pesquisadora no PPG em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Vice-líder do grupo Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq.

Álvaro Antônio Klafke, Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS). Analista pesquisador em História no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS).

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Publicado
2020-12-22
Como Citar
Bilhão, I. A., & Klafke, Álvaro A. (2020). Igreja, Estado e educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e153. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e153