Concepção histórica dos institutos federais de educação ciência e tecnologia
entrevista com Elizier Moreira Pacheco
Resumo
A entrevista com o professor Eliezer Moreira Pacheco aconteceu na residência deste, no dia 24 de abril de 2019, às 14 h. As perguntas foram específicas sobre multidimensionalidades históricas e suas implicações na criação da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFECT) e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.
Durante a entrevista, o professor Eliezer Moreira Pacheco esclareceu sobre a origem e a concepção dos IFs, no que concerne à proposta didático-pedagógica, à pesquisa e à titulação do corpo docente e à infraestrutura, considerando um diferencial de ensino, modelo único no mundo. Nas abordagens com o entrevistado, o professor Eliezer justificou os motivos de implantação dos IFs, a necessidade de se implantar níveis e modalidades de ensino, considerando a finalidade dos IFs que são verticalização didático-pedagógica, transversalidade e territorialidade (Pacheco, 2011).
No momento da interlocução entre entrevistado e entrevistador, foi solicitada ao colaborador da pesquisa a autorização da conversa gravada de que se usufruiu, para que posteriormente permitisse a reprodução das informações para o tratamento e análise do conteúdo. A autorização foi por e-mail, no momento em que o entrevistado revisou o conteúdo da transcrição das falas e retornou por e-mail para a caixa postal do entrevistador; tendo sido anuída a entrevista, ainda, foi assinado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para se divulgar a identidade pessoal. Em cada questionamento, foi permitido se provocar outros questionamentos complementares relacionados às perguntas elaboradas.
O conteúdo gravado está disponível para o entrevistado, com total sigilo nos documentos particulares do entrevistador, e ficará armazenado pelo prazo de cinco anos.
Por fim, no relatório dos resultados da coleta de informações, foram transcritas e analisadas as falas. Ao se analisar as respostas a respeito dos métodos de entrevista semiestruturada, buscou-se fundamento teórico na obra de Creswel (2010), que esclarece que nas entrevistas o pesquisador conduz a investigação face a face com os participantes. A articulação da entrevista torna-se informal no momento em que são constatados dados importantes para a análise da tese.
Downloads
Referências
Colégio de Aplicação da UFRGS. (2020). Recuperado de: https://www.ufrgs.br/colegiodeaplicacao/
Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. (2007, 25 de abril). Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União. seção 1, p. 7.
Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. (1909, 26 de setembro). Cria nas capitais dos Estados as Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Diário Official. p. 6975.
Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. (2004, 15 de abril). Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Diário Oficial da União. n. 72, seção 1, p. 3-4.
Lei nº 11.184, de 7 de outubro de 2005. (2005, 10 de outubro). Dispõe sobre a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná em Universidade Tecnológica Federal do Paraná e dá outras providências. Diário Oficial da União. seção 1, p. 1.
Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. (2008, 30 de dezembro). Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. seção 1, p. 1.
Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. (2012, 31 de dezembro). Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior; e dá outras providências. Diário Oficial da União. seção 1, p. 1.
Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (3a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.
Pacheco, E. M. (2011). Institutos federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo, SP: Moderna.
Copyright (c) 2021 Antônio Carlos Minussi Righes, Rosane Carneiro Sarturi (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.