Concepção histórica dos institutos federais de educação ciência e tecnologia

entrevista com Elizier Moreira Pacheco

Palavras-chave: Institutos e Universidades Federais, Especificidades institucionais

Resumo

A entrevista com o professor Eliezer Moreira Pacheco aconteceu na residência deste, no dia 24 de abril de 2019, às 14 h. As perguntas foram específicas sobre multidimensionalidades históricas e suas implicações na criação da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFECT) e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

Durante a entrevista, o professor Eliezer Moreira Pacheco esclareceu sobre a origem e a concepção dos IFs, no que concerne à proposta didático-pedagógica, à pesquisa e à titulação do corpo docente e à infraestrutura, considerando um diferencial de ensino, modelo único no mundo. Nas abordagens com o entrevistado, o professor Eliezer justificou os motivos de implantação dos IFs, a necessidade de se implantar níveis e modalidades de ensino, considerando a finalidade dos IFs que são verticalização didático-pedagógica, transversalidade e territorialidade (Pacheco, 2011).

No momento da interlocução entre entrevistado e entrevistador, foi solicitada ao colaborador da pesquisa a autorização da conversa gravada de que se usufruiu, para que posteriormente permitisse a reprodução das informações para o tratamento e análise do conteúdo. A autorização foi por e-mail, no momento em que o entrevistado revisou o conteúdo da transcrição das falas e retornou por e-mail para a caixa postal do entrevistador; tendo sido anuída a entrevista, ainda, foi assinado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para se divulgar a identidade pessoal. Em cada questionamento, foi permitido se provocar outros questionamentos complementares relacionados às perguntas elaboradas.

O conteúdo gravado está disponível para o entrevistado, com total sigilo nos documentos particulares do entrevistador, e ficará armazenado pelo prazo de cinco anos.

Por fim, no relatório dos resultados da coleta de informações, foram transcritas e analisadas as falas. Ao se analisar as respostas a respeito dos métodos de entrevista semiestruturada, buscou-se fundamento teórico na obra de Creswel (2010), que esclarece que nas entrevistas o pesquisador conduz a investigação face a face com os participantes. A articulação da entrevista torna-se informal no momento em que são constatados dados importantes para a análise da tese.

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Biografia do Autor

Antônio Carlos Minussi Righes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, São Vicente do Sul, RS, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão Empresarial pela URI/Campus Santiago/RS. Especialista em Didática e Docência do Ensino Superior pela Uniguaçu/PR. Graduado em Administração pela FEA/RS. É professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Rosane Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Valência, Espanha. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela UFSM. Especialista em Currículo por Atividade, pela UFSM. Especialista em orientação educacional, pela UFSM. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição. É professora Associada III da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar.

Referências

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Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (3a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.

Pacheco, E. M. (2011). Institutos federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo, SP: Moderna.

Publicado
2021-02-09
Como Citar
Righes, A. C. M., & Sarturi, R. C. (2021). Concepção histórica dos institutos federais de educação ciência e tecnologia. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e173. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/55926