2020 na História da Educação

20 anos da RBHE, 100 anos da UFRJ e ano de Pandemia COVID-19

  • Alicia Civera Cerecedo Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional, Cidade do México
  • Ana Clara Bortoleto Nery Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília
  • Cláudia Engler Cury Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa
  • Evelyn de Almeida Orlando Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba
  • José Gonçalves Gondra Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
Palavras-chave: Editorial, COVID-19, História da Educação

Resumo

Este ano é certamente um marco para a História da Educação. Diferentes acontecimentos caracterizam o ano e a revista em um momento ambíguo. Temos conquistas que merecem ser relembradas e comemoradas pelo que representam em nossa história, conquistas divulgadas e guardadas nas tantas páginas da revista ao longo desses 20 anos, que inspiram a comunidade de historiadoras e historiadores da educação a continuar no ofício de interrogar, produzir e divulgar conhecimento. Lamentavelmente, a comemoração de duas décadas de existência da RBHE se dá em meio a um tempo obscuro, permeado de dramas de naturezas muito distintas. Em meio a uma crise sanitária que solapou o mundo em 2020, infligindo a necessidade de isolamento social e outras tantas rotinas de prevenção, vivemos no Brasil uma crise política, acentuada com o resultado das últimas eleições presidenciais de 2018, com uma agenda composta por série de medidas voltadas para supressão e/ou redução de direitos de crianças, jovens, trabalhadores e cidadãos com os mais diversos pertencimentos; bem como para a negação do valor da ciência. Essa crise vem produzindo fortes rebatimentos na sociedade, na educação, na cultura, na economia; evidenciando um projeto de governo que não apenas ignora o valor da vida, como age cotidianamente contra ela, sobretudo em relação aos mais vulneráveis (...).

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Biografia do Autor

Alicia Civera Cerecedo, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional, Cidade do México

Licenciada em Pedagogia (Universidade Nacional Autônoma do México), mestre e doutora em Ciências com especialidade em Educação pelo Cinvestav (México). Atuou como professora de licenciatura e pós-graduação em diversas instituições do México e América Latina, além de ter realizado pesquisa na Espanha, Chile e Brasil. É editora da RBHE.

Ana Clara Bortoleto Nery, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília

Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto (livre-docente) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando na Graduação e na Pós-graduação, cujo Programa foi coordenadora. É bolsista Pq/CNPq. É editora da RBHE.

Cláudia Engler Cury, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atuou como Tesoureira da Sociedade Brasileira de História da Educação nos biênios (2013-2015 e 2015-2017), professora associada IV do departamento de história da Universidade Federal da Paraíba. Membro efetivo dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação da UFPB. É editora-chefe da RBHE.

Evelyn de Almeida Orlando, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Escola de Educação e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É vice coordenadora do GT de História da Educação da ANPUH/PR. É editora da RBHE.

José Gonçalves Gondra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Educação (USP). Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É bolsista produtividade de pesquisa do CNPq. É editor da RBHE.

Referências

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Publicado
2020-11-05
Como Citar
Cerecedo, A. C., Nery, A. C. B., Cury, C. E., Orlando, E. de A., & Gondra, J. G. (2020). 2020 na História da Educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e139. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/56539