2020 na História da Educação
20 anos da RBHE, 100 anos da UFRJ e ano de Pandemia COVID-19
Resumo
Este ano é certamente um marco para a História da Educação. Diferentes acontecimentos caracterizam o ano e a revista em um momento ambíguo. Temos conquistas que merecem ser relembradas e comemoradas pelo que representam em nossa história, conquistas divulgadas e guardadas nas tantas páginas da revista ao longo desses 20 anos, que inspiram a comunidade de historiadoras e historiadores da educação a continuar no ofício de interrogar, produzir e divulgar conhecimento. Lamentavelmente, a comemoração de duas décadas de existência da RBHE se dá em meio a um tempo obscuro, permeado de dramas de naturezas muito distintas. Em meio a uma crise sanitária que solapou o mundo em 2020, infligindo a necessidade de isolamento social e outras tantas rotinas de prevenção, vivemos no Brasil uma crise política, acentuada com o resultado das últimas eleições presidenciais de 2018, com uma agenda composta por série de medidas voltadas para supressão e/ou redução de direitos de crianças, jovens, trabalhadores e cidadãos com os mais diversos pertencimentos; bem como para a negação do valor da ciência. Essa crise vem produzindo fortes rebatimentos na sociedade, na educação, na cultura, na economia; evidenciando um projeto de governo que não apenas ignora o valor da vida, como age cotidianamente contra ela, sobretudo em relação aos mais vulneráveis (...).
Downloads
Referências
Editorial. Revista Brasileira De História Da Educação,1(1[1]), 7-8. Recuperado de: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38748
Galvão, A. M., Moraes, D. Z., Gondra, J. G., & Biccas, M. S. (2012). Difusão, apropriação e produção do saber histórico: a Revista Brasileira de História da Educação (2001-2007). Revista Brasileira De História Da Educação, 8(1 [16]), 171-234. Recuperado de: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38592
Gondra, J. G. (2019). Uma história sem espectadores: pensar os CBHEs como acontecimento. In: C. E. Cury, C. E. Vieira & R. H. S. Simões (Orgs.), História da educação: global, nacional e regional (1a ed., Vol. 15, p. 153-184). Vitória, ES: EDUFES.
Honorato, T., & Nery, A. C. B. (2020). História da educação e Covid-19. Acta Scientiarum. Education, 42(1), e54998. Recuperado de: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.54998
Mendonça, A. W. P. C. (2000). A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação, (14), 131-150. Recuperado de: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200008&lng=pt&tlng=pt
Rothen, J. C. (2012). A universidade brasileira na Reforma Francisco Campos de 1931. Revista Brasileira de História da Educação, 8(2 [17]), 141-160. Recuperado de: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38581
Xavier, L. N. (2001). Particularidades de um campo disciplinar em consolidação: balanço do I Congresso Brasileiro de História da Educação. In: SBHE (Org.), Educação no Brasil (1a ed., Vol. 1, p. 206-217). São Paulo: Autores Associados.
Copyright (c) 2020 Alicia Civera Cerecedo, Ana Clara Bortoleto Nery, Cláudia Engler Cury, Evelyn de Almeida Orlando, José Gonçalves Gondra

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.