Jardim secreto

educação como desejo de liberdade na diáspora africana

Palavras-chave: Escravidão, letrados, liberdade

Resumo

Resenha de:

Silva, A. L. (2021). Jardim secreto: educação como desejo de liberdade na diáspora africana (1a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Mauá X.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giuslane Francisca da Silva, Secretaria de Estado de Educação, Juína, MT, Brasil

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso e mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. É doutora em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é professora da rede pública estadual de ensino do Estado de Mato Grosso.

Referências

Alonso, A. (2018). Processos políticos da abolição. In L. M. Schwarcz, & F. Gomeso (Orgs.), Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo, SP: Companhia das Letras.

Amorim, J. C. (2021). Diga os nomes delas: um convite à leitura de Flores de Ébano. Pensar a educação. Recuperado de: https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/diga-os-nomes-delas-um-convite-a-leitura-de-flores-de-ebano/

Biografias de mulheres africanas: Phillis Wheatley (1753-1784). (n.d.). Recuperado de: https://www.ufrgs.br/africanas/wheatley-phillis-1753-1784/

Lia, X. (2020). As rosas que o vento leva. Rio de Janeiro, RJ: Kitabu.

Phillis Wheatley. (n.d.). Recuperado de: https://www.poetryfoundation.org/poets/phillis-wheatley

Schueler, A. F. M. (2021). Por entre espinhos, dores e rosas: um jardim secreto e nossa liberdade. In A. L. Silva. Jardim secreto: educação como desejo de liberdade na diáspora africana (1a ed., p. 15-21). Rio de Janeiro, RJ: Mauá X.

Schueler, A. F. M., & Teixeira, G. B. (2015). Educar os pobres e os negros: representações, práticas e propostas de educação na imprensa periódica na cidade do Rio de Janeiro (1870-1889). Revista Eletrônica Documento/Monumento, 15, 135-145. Recuperado de: https://www.ufmt.br/ndihr/revista/revistas-anteriores/revista-dm-15.pdf

Silva, D. N. (n.d.). Movimento abolicionista. Recuperado de: https://escolakids.uol.com.br/historia/movimento-abolicionista-popular-e-a-escravidao.htm

Silva, A. L. (2021). Jardim secreto: educação como desejo de liberdade na diáspora africana (1a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Mauá X.

Silva, A. L. (2018). O saber que se anuncia: o poder da palavra em tempos de escravidão (Rio de Janeiro, 1830 a 1888). Revista Brasileira de História da Educação, 8, 1-29. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/vzXpZ8Jj4rGnRqSBz5Q69dc/?format=pdf&lang=pt

Skinns, C. (Produção), & Emmony, A., & East, J. (Direção). (2018). The Last Kingdom: temporada 3, episódio 9. Estados Unidos: BBC América/Netflix.

Venâncio, G. M., Secreto, M. V., & Ribeiro, G. S. (Orgs.). (2017). Cartografias da cidade (in)visível: setores populares, cultura escrita, educação e leitura no Rio de Janeiro imperial. Rio de Janeiro, RJ: Mauad X.

Publicado
2022-12-01
Como Citar
Silva, G. F. da. (2022). Jardim secreto. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e245. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e245