Apropriações da geometria de José Augusto Coelho na formação de professor primário do Brasil e de Portugal (passagem do século XIX e século XX)

Palavras-chave: José Augusto Coelho, história da geometria escolar, método intuitivo, manuais de pedagogia

Resumo

No presente artigo, problematizamos as apropriações para o ensino de geometria elaboradas por José Augusto Coelho, na passagem do século XIX para o XX, no Brasil e em Portugal. Mobilizamos manuais pedagógicos de Portugal, normativas e pesquisas sobre a formação de professores portugueses e brasileiros, para a análise, diálogo e cotejamento das fontes. Como conclusões, destacamos que as divergências e tensões entre as abordagens dos ‘saberes a ensinar e para ensinar’ contribuem para elucidar a apropriação de Coelho no processo formativo de professores nos dois países. O alargamento no processo analítico, de modo a incluir outras disciplinas que participaram da formação do professor primário, como a de Desenho, permite melhor compreender os saberes profissionais em questão, seja no contexto de Portugal, seja no do Brasil.

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Biografia do Autor

Maria Célia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil

Professora Associada no Departamento de Física da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema. Doutora em Educação (Currículo) pela PUC/SP. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação para Ciência e em Educação Matemática da UNESP. Membro do GHEMAT/SP.

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Publicado
2023-01-16
Como Citar
Silva, M. C. L. da. (2023). Apropriações da geometria de José Augusto Coelho na formação de professor primário do Brasil e de Portugal (passagem do século XIX e século XX). Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e250. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e250