Os conceitos Escola Nova católica e Escolanovismo Católico na historiografia da educação brasileira (1992 – 2021)

  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sabrine Lino Pinto Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-8363-0328
  • Mauro Castilho Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: educação católica, intelectuais da educação, história intelectual, história conceitual

Resumo

O artigo debate a utilização, pela historiografia educacional brasileira, dos conceitos ‘Escola Nova Católica’ e’ Escolanovismo Católico’, referenciados por um estudo das produções acadêmicas das últimas três décadas. A partir de uma metodologia exploratório-descritiva, foram identificados níveis de emprego dos dois conceitos, desdobrados em expressões conexas. A investigação desenvolveu-se em uma das perspectivas histórico-filológicas que, de certo modo, têm incidido sobre as mais recentes investigações relativas à História Intelectual: a História Conceitual, de origem alemã, na esteira do historiador Reinhart Koselleck (2006). A pesquisa identificou diferentes usos e apropriações das expressões e reafirmou a relevância de novos estudos histórico-conceituais similares.

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Biografia do Autor

Antonio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal do Espírito Santo
Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com lotação no Centro de Referência em Formação e Educação EaD (CEFOR). Leciona em cursos do EMI, Licenciaturas e nos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (EDUCIMAT) e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. É vice líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Educação Científica e Movimento CTSA (GEPEC) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa História e Filosofia da Ciências (HISTOFIC). Desenvolve e orienta pesquisas na Ãrea do Ensino: Humanidades, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Participa de projetos de pesquisa e extensão na área da Cidadania Socioambiental, relação escola/comunidade e educação emancipatória. 
Sabrine Lino Pinto, Instituto Federal do Espírito Santo

Bibliotecária-Documentalista no Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professora permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. Doutora em Educação em Ciências e Saúde do Programa de Pós-graduação do INUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2019). Mestra em Educação em Ciências e Matemática do Programa EDUCIMAT do Ifes (2014). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) (2005) e pós graduada com especialização em Biblioteca Escolar pelo CESAT (2008). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em História e Filosofia da Ciência (Histofic).

Mauro Castilho Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação (PUC-SP/1997). Doutor em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP/2003). Concluiu o pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, Portugal (2015). Professor Assistente III da Universidade de Taubaté. Atua como docente e pesquisador no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté. É líder dos Grupos de Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira (PUC-SP) e História e Patrimônio Ambiental (UNITAU-Ciências Ambientais) . Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de História.

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Publicado
2023-03-24
Como Citar
Sgarbi, A. D., Pinto, S. L., & Gonçalves, M. C. (2023). Os conceitos Escola Nova católica e Escolanovismo Católico na historiografia da educação brasileira (1992 – 2021). Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e263. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e263