A Revista Escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso
convergência na divergência de ideias
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a fórmula editorial da Revista Escolar (1925-1927), financiada pela Diretoria Geral de Instrução Pública de São Paulo, para compreender os deslocamentos do modelo de leitura e de formação debitária da reconfiguração dos debates educacionais, na década de 1920, empreendidos pela e na comunidade imaginada dos educadores paulistas. Conclui-se que a Revista fazia circular divergências sobre a política educacional e convergências sobre a política sanitária em São Paulo.
Downloads
Metrics
Referências
Anderson, B. (2008). Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
Antunha, H. C. G. (1975). A Instrução Pública no Estado de São Paulo: a reforma de 1920. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação.
Azevedo, F. (1937) A educação pública em São Paulo, problemas e discussões: inquérito para O Estado de S. Paulo em 1926. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional.
Bontempi Jr., B. (2007). O Inquérito sobre a situação do ensino primário em São Paulo e suas necessidades (O Estado de São Paulo, 1914): fonte para o estudo do imaginário republicano. In Anais do 24° Simpósio Nacional de História - ANPUH (Vol. 1. p. 1-9). São Leopoldo, RS.
Boto, C. (2018). António Nóvoa: uma vida para a educação. Educação e Pesquisa, 44, 1-15.
Carvalho, M. (2003a). Reformas da Instrução Pública. In E. Lopes, L. M. Faria Filho, & C. G. Veiga (Orgs.), 500 anos de Educação no Brasil (p. 225-251). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Carvalho, M., Barreira, L. C., & Nery, A. C. B. (2010). “Antonio Firmino de Proença na imprensa de educação e ensino”. In: M. P. G. Razzini (Org.), Antonio Firmino de Proença: professor, formador, autor (p. ?-?). São Paulo, SP: Porto de Ideias.
Carvalho, M., & Toledo, M. R. (2021). Fontes para estudo da cultura escolar: o caso da imprensa periódica educacional paulista e suas estratégias textuais de ordenamento da profissão docente (1823-1927). Revista de Fontes, 8(15).
Carvalho, M., & Toledo, M. R. (2007). Os sentidos da forma: análise material das coleções de Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. In M. A. Taborda de Oliveira (Org.), Cinco estudos em história e historiografia da educação (v. 1, p. 89-110). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Carvalho, M. M. C. (2001). A caixa de utensílios, o tratado e a biblioteca: pedagogia e práticas de leitura de professores. In: D. G. Vidal, & M. L. Hilsdorf (Orgs.), Tópicos de história da educação (p. 137-167). São Paulo: Edusp.
Carvalho, M. M. C. (2003b). A escola e a república e outros ensaios. Bragança Paulista, SP: Ed. da Universidade São Francisco.
Carvalho, M. M. C. (2006). “Livros e revistas para professores: configuração material do Impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos”. In M. M. C. Carvalho, & J. Pintassilgo (Orgs.), História da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais (p. 141-175). Lisboa, PT: Edições Colibri.
Carvalho, M. M. C. (2000). Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. São Paulo em Perspectiva, 14, 111-120.
Catani, D. B. (2003). Educadores à meia luz: um estudo sobre a Revista do Ensino da Associação Beneficiente do Professorado Público de São Paulo (1902-1918). Bragança Paulista, SP: EDUSF.
Catani, D. B. (2000). Estudos de história da profissão docente. In E. Lopes, L. M. Faria Filho, & C. G. Veiga (Orgs.), 500 anos de Educação no Brasil (p. 585-599). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Cordova, T. (2016). Redações, cartas e composições livres: o caderno escolar como objeto da cultura material da escola (Lages/SC - 1935). História da Educação, 20, 209-226.
Cruz, H. F. (2000). São Paulo em papel e tinta: periodismo e vida urbana (1890-1915). São Paulo, SP: Educ/FAPESP.
De Certeau, M. (1998). A invenção do cotidiano (Vol. 1). Petrópolis, RJ: Vozes.
Decreto nº 3.876, de 11 de julho de 1925. (1925, 12 de julho). Reorganiza o serviço sanitário e repartições dependentes. Diário Oficial. p. 4929. Recuperado de: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1925/decreto-3876-11.07.1925.html
Decreto nº 3.858, de 11 de junho de 1925. (1925, 23 de junho). Reforma a Instrução Pública. Diário Oficial. p. 4569. Recuperado de: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1925/decreto-3858-11.06.1925.html#:~:text=%2D%20As%20f%C3%A9rias%20de%20Inverno%20ser%C3%A3o,os%20estabelecimentos%20de%20ensino%20primario.
Decreto nº 2.141, de 14 de novembro de 1911. (1911, 25 de novembro). Reorganiza o serviço sanitário do Estado. Diário Oficial. p. 4539. Recuperado de: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1911/decreto-2141-14.11.1911.html.
Decreto nº 2.918, de 9 abril de 1918. (1918, 10 de abril). Dá execução ao Código Sanitário do Estado de São Paulo. Diário Oficial. p. 2169. Recuperado de: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1918/decreto-2918-09.04.1918.html.
Foucault, M. (1992). O que é o autor? Lisboa, PT: Vegas/Passagens.
Hansen, J. A. (2019). O que é um livro? São Paulo, SP: Ateliê Editorial.
Hilsdorf, M. L. S. (1998). “Lourenço Filho em Piracicaba”. In C. P. Sousa (Org.), História da educação. processos, práticas, saberes (p. 95-113). São Paulo, SP: Escrituras,
Lourenço Filho, M. B. (1926, 23 de junho). A Instrucção Publica em São Paulo: ensino primário e normal, ainda a resposta do Sr. Lourenço Filho. O Estado de S. Paulo. p. 4.
Medeiros, V. A. (2005). Antonio de Sampaio Dória e a modernização do ensino em São Paulo nas primeiras décadas do século XX (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Nagle, J. (2009). Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo.
Nery, A. C. B. (1993). A revista escolar e o Movimento de Renovação em São Paulo (Dissertação de Mestrado). UFSCar, São Carlos.
Nery, A. C. B. (2009). A sociedade de educação de São Paulo: embates no campo educacional (1922-1931). São Paulo, SP: Ed. Unesp.
Nóvoa, A. (Org.). (1991). Profissão professor. Porto, PT: Porto Editora.
Razzini, M. P. G. (2006). A produção didática da Tipografia Siqueira: caminhos de pesquisa. In Anais do 29º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (p. 1-11). São Paulo, SP.
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1925a, janeiro). I(1).
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1925b, novembro). I(11).
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1925c, junho). I(6).
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1925d, março). I(3).
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1925e, abril). I(4).
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1925f, dezembro). I(12).
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1926a, agosto). II(20).
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1926b, fevereiro). II(14).
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1926c, janeiro). II(13).
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1926d, dezembro). II(24).
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1926e, novembro). II(23).
Revista Escolar - Orgam da Directoria Geral da Instrucção Pública. (1926f, julho). II(19).
Silva, R. P. A. (2019). A higiene na cidade de São Paulo: duas faces de uma mesma moeda. In E. C. Ricardo, E. M. Pataca, F. Ginzel, H. H. C. Onisaki, K. Tomizaki, L. J. Pino,... V. A. A. Araújo (Orgs.), Pesquisa em educação: diversidade e desafios (22a ed., v. 1, p. 210-219). São Paulo, SP: FEUSP.
Silva, R. P. A. (2020). As propostas educacionais de higienização veiculadas pela RE (1925-1927) (Dissertação de mestrado). Unifesp, Guarulhos.
Sousa, C. P. (1998). Fragmentos de histórias de vida e de formação de professoras primárias paulistas: rupturas e acomodações. In C. P. Sousa. (Org.), História da educação: processos, práticas, saberes (1a ed., p. 27-42). São Paulo, SP: Escrituras.
Toledo, M. R. A. (2020). Coleção atualidades pedagógicas: do político ao projeto editorial. São Paulo, SP: Edusp.
Toledo, M. R. A. (2013). Coleções autorais, traduções e circulação: ensaios sobre geografia cultural da edição (1930 – 1980) (Tese de Livre Docência). Unifesp, São Paulo.
Vidal, D. G., Miguel, M. E. B., & Araujo, J. C. S. (Orgs.). (2011). Reformas educacionais: as manifestações da Escola Nova no Brasil (1920 a 1946). Uberlândia, MG: EDUFU.
Vesentini, P., & Lugli, R. (2009). História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo, SP: Cortez Editora.
Copyright (c) 2023 Rodrigo Pereira dos Anjos da Silva, Maria Rita de Almeida Toledo (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Programa Editorial (Chamada Nº 12/2022)