A Revista Escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso

convergência na divergência de ideias

Palavras-chave: educação paulista, materialidade do impresso, debate educacional, periódico escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a fórmula editorial da Revista Escolar (1925-1927), financiada pela Diretoria Geral de Instrução Pública de São Paulo, para compreender os deslocamentos do modelo de leitura e de formação debitária da reconfiguração dos debates educacionais, na década de 1920, empreendidos pela e na comunidade imaginada dos educadores paulistas. Conclui-se que a Revista fazia circular divergências sobre a política educacional e convergências sobre a política sanitária em São Paulo.

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Biografia do Autor

Rodrigo Pereira dos Anjos da Silva, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Possui graduação e mestrado em História na Universidade Federal de São Paulo. Doutorando no programa de pós-graduação em História da Unicamp. É professor na educação básica do município de São Paulo. Tem atuado no tema de Eugenia, Higienização, História da educação paulista, Escola republicana.

Maria Rita de Almeida Toledo, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil

Formada em História pela Universidade São Paulo, fez mestrado e doutorado em História da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Livre Docência em História da Educação e Ensino de História pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É Docente no Departamento de História da Unifesp e dirige o seu Centro de Memória e Pesquisa Histórica. Coordena, na Unifesp, o projeto “Práticas editoriais e geografia cultural do impresso: lugares de poder, estratégias de produção. materialidade dos impressos e modelos de leitura”.

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Publicado
2023-06-30
Como Citar
Silva, R. P. dos A. da, & Toledo, M. R. de A. (2023). A Revista Escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e275. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e275

Funding data