A democratização da Educação Física na França

Palavras-chave: Educação Física, Esportes, Democratização, França

Resumo

Resenha de: Attali, M.; Saint-Martin, J. (2021) “L’education physique de 1945 à nous jours: les étapes d’une démocratisation”. Paris: Armand Colin.

A obra em questão, publicada pelos professores Michaël Attali (Universidade de Rennes 2) e Jean Saint-Martin (Universidade de Strasbourg), foi primeiro publicada no ano de 2004, com reedições em 2009 e 2015. A edição ora analisada é de 2021, atualizada em relação às últimas alterações ocorridas no âmbito da escola francesa. O livro foi editado pela editora Armand Colin, como parte da coleção “Dynamique” organizada por Jean-Pierre Famose, André Rauch e Alfred Wahl.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Linha de Pesquisa Aspectos Socioculturais do Esporte e do Lazer) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação) da Universidade Federal do Paraná. Contratado pelo governo francês para um posto pós-doutoral na Universidade de Rennes 2. Associado a Société Française D’Histoire du Sport (SFHS) e European Committee for the History of Sports (CESH).

Daniele Cristina Carquejeiro de Medeiros, Universidad de la República Uruguay, Paysandú, Uruguay

Graduada em Educação Física (2012), Mestre (2016) e Doutora (2021) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Superior de Educación Física (ISEF) da Universidad de la República, Uruguai, e pesquisadora Nivel 1 do Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación do Uruguai.

Evelise Amgarten Quitzau, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil

Graduada em Educação Física (2008), Mestre (2011) e Doutora (2016) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Foi docente do Instituto Superior de Educación Física, da Universidad de la República, Uruguai. Integra o Joe Arbena Latin-American Sport History Grant Committee, da North American Society for Sport History (NASSH) e o conselho da International Society for the History of Physical Education and Sport.

Referências

Moraes e Silva, M., Medeiros, D. C. C., Quitzau, E. A., Levoratti, A. (2020). Similitudes y diferencias en la historiografía del deporte en Brasil y Francia: un diálogo con “Histoire du sport” de Thierry Terret. Anuario de la Escuela de Historia, 33, 1-32.

Soares, C. L. (2001). Educação Física: raízes europeias. Campinas: Autores Associados.

Publicado
2023-02-03
Como Citar
Moraes e Silva, M., Medeiros, D. C. C. de, & Quitzau, E. A. (2023). A democratização da Educação Física na França. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e256. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e256