<b>A história da profissão docente no Brasil e em Portugal: aproximações e distanciamentos</b>

  • Ana Waleska Pollo Mendonça Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
  • Jorge M. Nunes Ramos do Ó Universidade de Lisboa

Résumé

O texto propõe-se a apresentar o dossiê que se remete a um projeto de intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e portugueses e que pretende debruçar-se sobre a história da profissão docente no mundo luso-brasileiro, numa perspectiva de longa duração, tentando entendê-la em um duplo contexto caracterizado, por um lado, pelo processo de formação dos Estados modernos e, por outro, pelo processo de institucionalização das ciências da educação.O projeto tem como referência central o modelo de interpretação construído por Nóvoa (1987) e abrange a análise de um conjunto de fatores associados à história da profissão docente vistos do ponto de vista de uma história comparada. Na segunda parte do texto, esboça-se uma primeira aproximação aos cenários histórico-educacionais do projeto.

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Ana Waleska Pollo Mendonça, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Professora de história da educação dos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutora em educação brasileira, pela PUC-Rio. Fez o pós-doutoramento na Universidade de Lisboa. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Jorge M. Nunes Ramos do Ó, Universidade de Lisboa
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Publiée
2012-02-08
Comment citer
Mendonça, A. W. P., & Ó, J. M. N. R. do. (2012). <b>A história da profissão docente no Brasil e em Portugal: aproximações e distanciamentos</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(3 [15]), 11-30. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38606