<b>A gênese de uma profissão fragmentada</b>

  • Ana Waleska Pollo Mendonça Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
  • Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Reformas Pombalinas, Estudos Menores, Funcionarização dos Professores, Fragmentação dos Estudos, Fragmentação Profissional

Resumo

Este trabalho é um primeiro produto do subprojeto que se propõe a estudar o impacto das Reformas Pombalinas dos estudos menores no processo de profissionalização dos professores, entendendo-se que estas se configuram como um momento decisivo na história da profissão docente no mundo lusobrasileiro.Essas reformas expressam a intervenção do Estado na constituição de um quadro de professores selecionados, nomeados, pagos e controlados pelo Estado, configurando um processo de funcionarização da profissão. Este texto privilegia uma das dimensões dessa atuação do Estado que vai no sentido de uma fragmentação dos estudos, com conseqüências bastante duradouras na forma como a profissão se organiza até os dias de hoje.

 

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Biografia do Autor

Ana Waleska Pollo Mendonça, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Professora de história da educação dos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutora em educação brasileira, pela PUC-Rio. Fez o pós-doutoramento na Universidade de Lisboa. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora em história social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Publicado
2012-02-08
Como Citar
Mendonça, A. W. P., & Cardoso, T. M. R. F. L. (2012). <b>A gênese de uma profissão fragmentada</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(3 [15]), 31-52. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38607