<b>A formação de professores na gênese do sistema estadual de ensino superior da Bahia</b>

  • Daisi Teresinha Chapani Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Résumé

O sistema estadual de ensino superior da Bahia conta com quatro universidades que oferecem dezenas de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Sua atual configuração tem pouco mais de vinte anos, no entanto, as faculdades isoladas que lhe deram origem remontam ao final da década de 1960. O objetivo deste texto é destacar o papel desempenhado pela formação docente na gênese deste sistema. Discutem-se as possibilidades apresentadas pelas faculdades de formação de professores para a democratização do ensino superior bem como suas limitações. Constata-se, por fim, que embora os cursos de formação docente sejam, desde a década de 1960, a ponta de lança desse sistema de ensino, a oferta de vagas nesses cursos não tem sido suficiente para equacionar o problema histórico de falta de professores titulados no estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Biographie de l'auteur

Daisi Teresinha Chapani, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Bauru. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) de Jequié. Participa dos grupos de pesquisa: “Educação Continuada de Professores e Avaliação Formativa” e “Formação de Educadores em Ciência”. São temas de interesse: ensino de ciências, formação de professores e políticas públicas.
Publiée
2012-05-22
Comment citer
Chapani, D. T. (2012). <b>A formação de professores na gênese do sistema estadual de ensino superior da Bahia</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(1 [28]), 145-166. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38778