<b>Representações de negros em livros escolares de leitura utilizados nas escolas primárias pernambucanas (1843-1897)</b>

  • Adlene Silva Arantes Universidade de Pernambuco - UPE

Résumé

O presente estudo se propôs a investigar imagens e representações de negros veiculadas nos livros escolares de leitura que circulavam nas escolas primárias pernambucanas no século XIX. A pesquisa foi norteada pelos pressupostos da Nova História Cultural, da História do Livro e da História da Leitura. Utilizamos como fontes principais de pesquisa os livros escolares de leitura adotados nas escolas primárias no período estudado e, como fontes complementares, pareceres sobre os livros escolares, relatórios da instrução pública e legislação educacional. Percebemos que os livros traziam os negros representados como inferiores, incivilizados e, mesmo quando eram considerados como heróis, como é o caso de Zumbi e Henrique Dias, a sua cor interferia no heroísmo.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Adlene Silva Arantes, Universidade de Pernambuco - UPE
É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Graduada em pedagogia também pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Foi bolsista do III Concurso de Dotações de Pesquisa sobre Negro e Educação, financiado pela Fundação Ford e apoiado pela Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação, e por Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPEd. Atualmente é Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas - DECH da Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Petrolina (FFPP). É pesquisadora do Grupo História e Memória da UPE e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História em Pernambuco – NEPHEPE da UFPE. Desenvolve especificamente a temática "Educação de crianças negras em grupos escolares de Pernambuco".
Publiée
2013-09-03
Comment citer
Arantes, A. S. (2013). <b>Representações de negros em livros escolares de leitura utilizados nas escolas primárias pernambucanas (1843-1897)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(2[32]), 73-100. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38836