A reação católica e a formação de professores no Brasil: os manuais disciplinares Noções de Sociologia e Educação (história da pedagogia). "Problemas actuaes" das Madres Peeters e Cooman (1935-1971)
Résumé
Exame do dos manuais Noções de sociologia (1935) e Educação (história da pedagogia). Problemas actuaes (1937), das madres Peeters & Cooman, com o objetivo de compreender as proposições católicas no campo cultural, particularmente, a partir das Escolas Normais confessionais, entre 1935, época da publicação da primeira obra analisada, e 1971, quando houve mudanças na formação de professores no Brasil. As fontes de pesquisa disciplinares, encíclicas papais, cartas pastorais, impressos católicos, documentos relacionados à trajetória das autoras etc. Concluiu-se que os manuais analisados explicitavam um posicionamento em torno do catolicismo, por meio de uma oposição às ideias do campo liberal da época.
Téléchargements
Références
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
AZZI, R. A neocristandade: um projeto restaurador. História do Pensamento Católico. v. 5. São Paulo: Paulus, 1994.
BASTOS, M.H.C. Da educação das meninas por Fénelon (1852). História da Educação. v.16, n.36. Jan/abr. 2012. p. 147-188. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/ view/22401/pdf. Acesso em 12 dez. 2017.
BASTOS, M.H.C. Uma Biografia dos Manuais de História da Educação adotados no Brasil (1860-1950). VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Anais. Uberlândia/MG: Edufu: 2006. p. 334-349. Disponível em http://www2.faced.ufu.br/ colubhe06/anais/arquivos/28MariaHelenaCamaraBastos.pdf (Acesso em 10 dez. 2017).
BRUNEAU, T. Catolicismo brasileiro em época de transição. Tradução de Margarida Oliva. São Paulo: Loyola. 1974.
CAIRNS, E.E. O cristianismo através do século: uma história da Igreja cristã. Tradução: Israel Belo de Azevedo. São Paulo: Vida Nova, 1995.
CARVALHO, M.M.C. A escola e a República. São Paulo: Brasiliense. 1989.
CARVALHO, M.M.C. Molde nacional e fôrma cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). Bragança Paulista/SP: Edusf. 1998.
COLOMBO, Jornal. Jaboticabal/SP, 1914, n. 1.067, p. 1.
CONSTITUIÇÃO da Companhia de Jesus e Normas Complementares. São Paulo, Editora Loyola, 1997.
DIAS, R. Imagens de ordem: a doutrina católica sobre autoridade no Brasil (1922-1933). São Paulo: Editora da Unesp. 1996.
GONDRA, J.G. & SILVA, J.C.S. Escritas da história: um estudo da produção de Afrânio Peixoto (1916-1947). In: História da Educação na América Latina: Ensinar & Escrever. Rio de Janeiro: Eduerj, 2011. p. 217-242.
GROPPO, C.M. Ordem do céu, ordem na terra: A revista “A Ordem” e o ideário anticomunista das elites católicas (1930-1937). 2007. 184f. Dissertação (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2007.
JAPIASSÚ, H. & MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 2ª. ed. (rev.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1991.
MAINWARING, S. A Igreja Católica e a política no Brasil (1916-1985). Tradução Heloísa de Oliveira Prieto. São Paulo: Brasiliense, 2004.
MICELI, S.P.B. A elite eclesiástica brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1988.
OLIVEIRA, L.A. & SARTORI, A.M. Pequena História da Educação: a influência do ideal cristão católico na formação de professores do ensino primário. In: TOMÉ, D.C. e outros. (Org.). Pesquisas em Educação e História da Educação: um diálogo entre saberes. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017, p. 64-88.
PAIVA, V. História da Educação Popular do Brasil: educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 2003.
PEETERS, M.F. Noções de Sociologia. São Paulo: Editora-Proprietária Comp. Melhoramentos de São Paulo (Weiszflog Irmãos Incorporadora). 1935.
PEETERS, M.F. & COOMAN, M.M.A. Educação (História da Pedagogia). Problemas Actuaes. São Paulo: Editora-Propriet. Cia. Melhoramentos de São Paulo (Weiszflog Irmãos incorporadora), 1937.
PEETERS, M.F. & COOMAN, M.M.A. Pequena História da Educação. (Biblioteca de Educação, n. 36). 2ª. ed. (rev.). São Paulo: Edições Melhoramentos. s/data.
ROBALLO, R.O.B. & VIEIRA, C.E. História e História da Educação no projeto de formação de professores na década de 30 no Brasil: problematizando as Noções de Afrânio Peixoto. Inter-ação, v. 32, n.2, p. 243-59, 2007.
ROCHA, H.H.P. Recordação para professoras: a História da Educação Brasileira narrada por Afrânio Peixoto. In: GONDRA, J.G. (Org.). Dos arquivos à escrita da História: a educação brasileira entre o Império e a República. Bragança Paulista/SP: Cdaph/Edusf, 2001, p. 11-36.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas. Campinas/SP: Autores Associados. 2007.
SCHWARTZMAN, S., BOMENY, H.M.B., &COSTA, V.M.R. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra/Fundação Getúlio Vargas, 2000.
SILVA, B. (Coord.). Dicionário de Ciências Sociais. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1987.
VELLOSO, M.P. A Ordem: uma revista de doutrina, política e a cultura católica. Revista Ciência Política. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. v.21, n.3, p.117-160. jul./set. 1978.
ZAGHENI, G. A Idade Contemporânea: curso de história da Igreja IV. Tradução José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 1999.
Copyright (c) 2018 Sandra Maria de Oliveira, Júnior Gatti Júnior

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.