A reação católica e a formação de professores no Brasil: os manuais disciplinares Noções de Sociologia e Educação (história da pedagogia). "Problemas actuaes" das Madres Peeters e Cooman (1935-1971)

Résumé

Exame do dos manuais Noções de sociologia (1935) e Educação (história da pedagogia). Problemas actuaes (1937), das madres Peeters & Cooman, com o objetivo de compreender as proposições católicas no campo cultural, particularmente, a partir das Escolas Normais confessionais, entre 1935, época da publicação da primeira obra analisada, e 1971, quando houve mudanças na formação de professores no Brasil. As fontes de pesquisa   disciplinares, encíclicas papais, cartas pastorais, impressos católicos, documentos relacionados à trajetória das autoras etc. Concluiu-se que os manuais analisados explicitavam um posicionamento em torno do catolicismo, por meio de uma oposição às ideias do campo liberal da época.

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Bibliographies de l'auteur

Sandra Maria de Oliveira, Prefeitura Municipal de Uberlândia (Minas Gerais)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Atua na Escola Municipal Professora Gláucia Santos Monteiro da Prefeitura Municipal de Uberlândia (Minas Gerais). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Disciplina História da Educação. E-mail: sandryoliv@terra.com.br

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pós-doutorado concluído na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor Titular de História da Educação na Universidade Federal de Uberlândia. Líder, em parceria, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Disciplina História da Educação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig. E-mail: degatti@ufu.br

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Publiée
2018-12-27
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de Oliveira, S. M., & Gatti Júnior, D. (2018). A reação católica e a formação de professores no Brasil: os manuais disciplinares Noções de Sociologia e Educação (história da pedagogia). "Problemas actuaes" das Madres Peeters e Cooman (1935-1971). Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e041. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/43214