As cidadelas das pesquisas de história da educação no Brasil

  • Marta Maria de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: grupos de pesquisas, história da educação, história cultural, instituições universitárias

Resumo

A reflexão consentânea aos Grupos de Pesquisas de História da Educação, formalizados nas instituições universitárias brasileiras na década de 1990, ‘em especial, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte’, é, em princípio, um exercício de reconstituição pela memória e pela escrita de uma cultura acadêmica de debates, de estudos, de encontros e de interações recíprocas de pesquisadores. O principal propósito do trabalho é analisar as situações de produção do conhecimento da história da educação e os seus pressupostos teórico-metodológicos, contemplando, em parte, o século XX e, em parte, o século XXI. Por essa reconstituição, constata-se que, desde o início, os grupos de pesquisas de história da educação, que congregam pesquisadores brasileiros e estrangeiros, apresentam-se, para as instituições universitárias, para os grupos de trabalho e para as sociedades científicas, como produtores por excelência do conhecimento da história da educação.

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Biografia do Autor

Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação | UFRN.

Líder do Grupo de Pesquisa | Estudos Históricos Educacionais (UFRN | CNPq).

Integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação (Auto)Biografia e Representações (GRIFAR | UFRN | CNPq).

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Publicado
2019-09-20
Como Citar
Araújo, M. M. de. (2019). As cidadelas das pesquisas de história da educação no Brasil. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e085. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47892