Tempo de balanço: a organização do campo educacional e a produção histórico-educacional brasileira e da região Nordeste
Resumo
Procede-se a uma análise histórica do processo de organização do campo educacional, incluindo a pesquisa, por parte do grupo dos Renovadores da Educação, no período compreendido entre 1924 e 1964. Mostra-se que a partir dos anos de 1970, com a institucionalização do segmento pós-graduação e pesquisa no interior das universidades brasileiras, coube à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), dinamizar uma rede organizativa no campo da pesquisa educacional nacionalmente. Por fim, retoma-se alguns balanços dos estudos da História da Educação realizados em diferentes instâncias educativas para, em seguida, apresentar parte de um inventário sobre a produção histórico-educacional de pesquisadores da região Nordeste, apresentada no GT História da Educação dos Encontros de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPENs), entre 1991 e 2001.Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.