Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil

  • Roni Cleber Dias de Menezes

Résumé

Com os olhos voltados para a esfera do ensino de História da
Educação, especialmente no período entre 1950 e 1990, busca-
se, com esta proposta, problematizar os regimes de produção,
circulação, os usos e a apropriação do livro História da
Educação e da Pedagogia de Lorenzo Luzuriaga no Brasil.
Nascido na Espanha, Luzuriaga vive na Argentina os últimos
vinte anos de sua vida, tendo se dedicado, de modo intenso,
após a fixação na América do Sul, a escrever livros de História
da Educação. Procura-se, com este texto, explorar os regimes
de referência que amparam a elaboração do título supracitado
e, complementarmente, o que os condicionantes de produção e
circulação dessa obra na Argentina e no Brasil evidenciam a
respeito da mirada sobre a escrita da História da Educação
desses países.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Publiée
2014-08-18
Comment citer
Menezes, R. C. D. de. (2014). Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(3[36]), 245-267. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38902