A sociologia cristã e o pensamento de Alceu Amoroso Lima em um colégio católico de formação de professoras em Santa Catarina
Resumo
O trabalho analisa os princípios sociológicos presentes no debate educacional e na formação de professores no contexto pós-1930, tendo como foco o curso normal do Colégio Coração de Jesus, escola católica localizada em Florianópolis/SC. Em pesquisa ao acervo bibliográfico da instituição, foram localizadas obras afinadas a uma sociologia espiritualista ou cristã, escritas por intelectuais como Alceu Amoroso Lima. Também o conteúdo da revista Pétalas (editada por aquele curso) e a existência do Clube de Sociologia Tristão de Ataíde (pseudônimo de Amoroso Lima) revelam a reação católica à sociologia (‘cientificista’ e ‘naturalista’) que então se disseminava, assim como a estratégia de depurar as ideias contrárias aos princípios cristãos.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.