Urbanização e escolarização nos estudos sobre instituições escolares

  • Renan Gonçalves Bressan Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Programa de Pós-Graduação em Educação/Observatório de Cultura Escolar (UFMS/PPGEdu/OCE).
Palavras-chave: História, Microhistória, Urbanização, Escolarização, Instituições Escolares.

Resumo

Está ficando cada vez mais difundida no cenário científico brasileiro, a ideia de ser suficientemente plausível a compreensão dos processos de urbanização das cidades por intermédio da apreensão das trajetórias históricas de instituições escolares. Ao mesmo tempo, ocorre a fértil possibilidade de compreensão dos ciclos de vida das instituições escolares através dos estudos sobre urbanização. Essa dialetização dos temas vem proporcionando aos pesquisadores da História da Educação oportunidades de estudos sobre os processos de escolarização e urbanização como duas temáticas que se complementam. Assim, este artigo providencia uma pertinente problematização dos temas, na intenção de apontar novas possibilidades de pesquisa que se ocupam da História das Instituições Escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Gonçalves Bressan, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Programa de Pós-Graduação em Educação/Observatório de Cultura Escolar (UFMS/PPGEdu/OCE).
Graduado em História e Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Publicado
2017-12-03
Como Citar
Bressan, R. G. (2017). Urbanização e escolarização nos estudos sobre instituições escolares. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(3[33]), 29-56. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40808