Escolarização kaingang no rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI

das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada

Palavras-chave: Escola kaingang, História da educação indígena, Educação escolar indígena

Resumo

O texto apresenta um panorama histórico sobre os processos de escolarização kaingang no Rio Grande do Sul, Brasil, de meados do século XIX ao limiar do século XXI, a fim de compreender como esse povo se relacionou com as iniciativas escolares propostas por missionários (jesuítas e capuchinhos) e pelo Estado (tanto do governo local, quanto central), destacando como atuaram (e seguem atuando) na relação com a instituição escolar; assenta-se em fontes bibliográficas, documentos oficiais do Estado e publicações de intelectuais indígenas. À luz da Nova História Indígena, conclui-se que os kaingang foram agentes ativos em seu processo de escolarização e atuaram de diferentes formas frente à escola: negando-a, interessando-se por ela e negociando possibilidades.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Bergamaschi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, professora associada na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Integra a coordenação do Núcleo UFRGS na Ação Saberes Indígenas na Escolas (MEC). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) PEABIRU: Educação ameríndia e interculturalidade.

Cláudia Pereira Antunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Técnica em Assuntos Educacionais com atuação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Peabiru Educação Ameríndia e Interculturalidade (CNPq), (FACED/UFRGS).

Juliana Schneider Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestra em Educação pela mesma universidade. É professora de História da rede estadual do Rio Grande do Sul, em uma escola indígena.

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Publicado
2020-04-08
Como Citar
Bergamaschi, M. A., Antunes, C. P., & Medeiros, J. S. (2020). Escolarização kaingang no rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e103. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46286