A TUTELA JURÍDICO-PENAL DA ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL NA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
Resumo
Atualmente, vislumbra-se uma maior preocupação com aquestãoambiental, tanto por parte do Poder Público quanto por parte da sociedade. Essa consciência ambiental propiciou ainclusão expressa da matéria relativa ao ambiente nas Constituições mais recentes de diversos paíseslatino-americanos, sendo queno Brasil a Constituição de 1988 erigiu o ambiente ecologicamente equilibrado a direito fundamental indispensável àpreservação da vida e a o desenvolvimento do ser humano, i m p o n d o ao Poder Publico e à toda coletividade oônus de defendê-lo epreservá- lo para a presente e as futurasgerações. Para tanto, formulou-se uma série medidas penais na Lei 9.605/1998, onde em primeiro plano se tutela o eficaz desempenho da Administração Pública Ambiental e o ambiente contra lesõesdecorrentes do mau funcionamento da administração.
Downloads
Referências
Copyright (c) 1997 Revista de Ciências Jurídicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Isso significa que é permitido:
1. Compartilhar: copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte e formato.
2. Adaptar: remixar, transformar e criar a partir do trabalho.
Desde que:
1. Atribuição: a Revista seja creditada, indicando a licença utilizada e quaisquer modificações realizadas, sem sugerir que a Revista endossou o uso ou o(a/e/s) usuário(a/e/s) do trabalho.
2. NãoComercial: o conteúdo não seja utilizado para fins comerciais.
3. Sem Limites Adicionais: não sejam impostas restrições legais ou tecnológicas que impeçam outrem de realizar ações permitidas pela licença.
A Revista pode revogar tais direitos caso sejam desrespeitados os termos de licença.