INTRODUÇÃO A REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL
Resumo
O artigo procura revelar os fundamentos pelos quais se baseia a doutrina moderna quando o objetivo é a reparação dodano ambientalindividual ou coletivo. Ficou demonstrado o siste- ma de produção que trouxe transformações à sociedade ao longo do tempo, que motivaram o aparecimento de danos ambientais de dimensões globais. O meio ambiente é considerado mais que um direito fundamental, por ser também um dos direitos da personalidade. Evidenciado o trato constitucional e infraconstitucional verifica-se a filosofia que entoa, bem como a natureza do bem ambiental. Destacou-se os princípios basilares responsáveis por uma proposta nova de responsabilização, a responsabilidade ambiental, que assume características próprias em razão da nobreza do bem alvo da lesão.
Downloads
Referências
Copyright (c) 1997 Revista de Ciências Jurídicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Isso significa que é permitido:
1. Compartilhar: copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte e formato.
2. Adaptar: remixar, transformar e criar a partir do trabalho.
Desde que:
1. Atribuição: a Revista seja creditada, indicando a licença utilizada e quaisquer modificações realizadas, sem sugerir que a Revista endossou o uso ou o(a/e/s) usuário(a/e/s) do trabalho.
2. NãoComercial: o conteúdo não seja utilizado para fins comerciais.
3. Sem Limites Adicionais: não sejam impostas restrições legais ou tecnológicas que impeçam outrem de realizar ações permitidas pela licença.
A Revista pode revogar tais direitos caso sejam desrespeitados os termos de licença.