INTRODUÇÃO A REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL
Abstract
O artigo procura revelar os fundamentos pelos quais se baseia a doutrina moderna quando o objetivo é a reparação dodano ambientalindividual ou coletivo. Ficou demonstrado o siste- ma de produção que trouxe transformações à sociedade ao longo do tempo, que motivaram o aparecimento de danos ambientais de dimensões globais. O meio ambiente é considerado mais que um direito fundamental, por ser também um dos direitos da personalidade. Evidenciado o trato constitucional e infraconstitucional verifica-se a filosofia que entoa, bem como a natureza do bem ambiental. Destacou-se os princípios basilares responsáveis por uma proposta nova de responsabilização, a responsabilidade ambiental, que assume características próprias em razão da nobreza do bem alvo da lesão.
Downloads
References
Copyright (c) 1997 Revista de Ciências Jurídicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This means that the following actions are allowed:
- Share: Copy and redistribute the work in any medium or format.
- Adapt: Remix, transform, and build upon the work.
Provided that:
- Attribution: The Journal must be credited, the license used must be indicated, and any modifications made must be specified, without suggesting that the Journal has endorsed the use or the user(s) of the work.
- NonCommercial: The content must not be used for commercial purposes.
- No Additional Restrictions: No legal or technological measures may be applied to restrict others from carrying out actions permitted by the license.
The Journal reserves the right to revoke these permissions if the license terms are violated.