AMBIENTE DE TRABALHO DIGNO E A RESPONSABILIDADE DA EMPRESA NA QUESTÃO DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE DOS EMPREGADOS
Resumen
O vertente trabalho trata a respeito do ambiente de trabalho equilibrado, de que especifica a Constituição Federal de 1988, cuja interpretação, deve serestendida para o âmbito do meio-ambiente detrabalho. Expõe que os Princípios de Direito do Trabalho, os Principios da Razoabilidade e da Proporcionalidade e a Função Social do Contrato e da Propriedade, estão voltados para a garantiado ambiente digno ao trabalhador, que é aquele no qual seus direitos de personalidade são respeitados. Ressalta, ainda, que, quando não atingido este fim, por excesso no exercício do poder diretivo pelo empregador, este será integralmente responsabilizado em relação a lesão aos direitos de personalidade de seus empregados. Finalmente, sugere algumas medidas preventivas por entender que a prevenção é a melhor maneira de manter um ambiente digno, evitando prejuizos ao empregado, que pode sofrer o infortúnio, e ao empregador, que assim, estará isento de ser responsabiliza do por danos morais e materiais.
Descargas
Citas
Copyright (c) 1997 Revista de Ciências Jurídicas
Este trabajo está licenciado bajo una Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esto significa que está permitido:
- Compartir: Copiar y redistribuir el trabajo en cualquier medio o formato.
- Adaptar: Recombinar, transformar y crear a partir del trabajo.
Siempre que:
- Atribución: Se otorgue el crédito correspondiente a la Revista, indicando la licencia utilizada y cualquier modificación realizada, sin sugerir que la Revista ha respaldado el uso o a los usuario(s) del trabajo.
- NoComercial: El contenido no puede utilizarse con fines comerciales.
- Sin Restricciones Adicionales: No se pueden aplicar restricciones legales o tecnológicas que impidan a otros realizar acciones permitidas por la licencia.
La Revista se reserva el derecho de revocar estos permisos si se incumplen los términos de la licencia.