Sistema de Marketing da Educação Para o Empreendedorismo: Análise dos Empreendedores MEI e ME

Palavras-chave: Marketing, Macromarketing, Sistemas de Marketing, Educação Para o Empreendedorismo

Resumo

Com o aumento da demanda, das facilidades tecnológicas e da digitalização, a educação para o empreendedorismo ganhou destaque com o público empresarial que já atuava no mercado e queria desenvolver habilidades para gerenciar seus negócios, isso impulsionou a diversificação de ofertas e soluções gerenciais. Nessa ocasião, as demandas de marketing se sobressaíram, causando problemas aos empreendedores que não eram capazes, muitas vezes, de lidar com as exigências e não conseguiam compreender e atuar dentro do escopo da área. Posto isso, a problemática aborda esse contexto sob uma visão de Macromarketing e sistemas de marketing, tendo como objetivo analisar como se configura a educação para o empreendedorismo em marketing direcionada aos empreendedores MEI e ME à luz do conceito de sistema de marketing. Para tanto, a pesquisa descrita, exploratória e qualitativa compreende o fenômeno realizando 12 entrevistas com empreendedores e profissionais atuantes nesse contexto. Desse modo, delimita-se o sistema de marketing da educação para o empreendedorismo (SMEE), caracterizando suas entradas, seu funcionamento e suas saídas, analisando seu impacto nos envolvidos e, ainda, contribuindo para os debates sobre a teoria e aplicação do marketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Sá do Nascimento Carrazzoni, UPE

Professora da Universidade de Pernambuco

Rita de Cássia de Faria Pereira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Universidade Federal da Paraíba

Referências

Baker, M. J. (2008). Education for practice. European Business Review, 20(6), 529-532.

Baker, S., & Holt, S. (2004). Making marketers accountable: a failure of marketing education?. Marketing Intelligence & Planning, 22(5), 557-567.

Bennett, R. (2007). Sources and use of marketing information by marketing managers. Journal of Documentation, 63(5), 702-726.

Brown, P. (2021). On vulnerability: a critical introduction. Routledge.

Costa, F. J. D. (2015). Marketing e sociedade. João Pessoa: Editora UFPB.

Darmody, A., & Zwick, D. (2020). Manipulate to empower: Hyper-relevance and the contradictions of marketing in the age of surveillance capitalism. Big Data & Society, 7(1), 2053951720904112.

De Vasconcelos Gomes, L. A., Salerno, M. S., Phaal, R., & Probert, D. R. (2018). How entrepreneurs manage collective uncertainties in innovation ecosystems. Technological Forecasting and Social Change, 128, 164-185.

Dietrich, T., Trischler, J., Schuster, L., & Rundle-Thiele, S. (2017). Co-designing services with vulnerable consumers. Journal of Service Theory and Practice, 27(3), 663-688.

Dimov, D. (2018). Uncertainty under entrepreneurship. In Philosophical reflexivity and entrepreneurship research (pp. 184-196). Routledge.

Drummond, C., O'Toole, T., & McGrath, H. (2020). Digital engagement strategies and tactics in social media marketing. European Journal of Marketing, 54(6), 1247-1280.

Duarte, M. P. F. C., & de Oliveira Medeiros, C. R. (2016). Pop-management: Sorte ou revés? Análise das lições de autoajuda na orientação de gestores e executivos. Revista Gestão & Conexões, 5(1), 67-89.

Faria, L. S. P. D. (2018). O poder dos sonhos: uma etnografia de empresas startup no Brasil e no Reino Unido. Tese (Doutorado em Administração) – Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2018

Fayolle, A. (2018). Personal views on the future of entrepreneurship education. In A research agenda for entrepreneurship education (pp. 127-138). Edward Elgar Publishing.

Fayolle, A., & Gailly, B. (2008). From craft to science: Teaching models and learning processes in entrepreneurship education. Journal of European industrial training, 32(7), 569-593.

Flick, U. (2008). Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora.

Hafeez, K., Foroudi, P., Nguyen, B., Gupta, S., & Alghatas, F. (2018). How do entrepreneurs learn and engage in an online community-of-practice? A case study approach. Behaviour & Information Technology, 37(7), 714-735.

Hägg, G., & Gabrielsson, J. (2020). A systematic literature review of the evolution of pedagogy in entrepreneurial education research. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 26(5), 829-861.

Hughes, T., Tapp, A., & Hughes, R. (2008). Achieving effective academic/practitioner knowledge exchange in marketing. Journal of Marketing Management, 24(1-2), 221-240.

Kakouris, A., & Liargovas, P. (2021). On the about/for/through framework of entrepreneurship education: A critical analysis. Entrepreneurship Education and Pedagogy, 4(3), 396-421.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. John Wiley & Filhos, 2021.

Kraus, S., Gast, J., Schleich, M., Jones, P., & Ritter, M. (2019). Content is king: How SMEs create content for social media marketing under limited resources. Journal of Macromarketing, 39(4), 415-430.

Kumar, P., Kumar, A., Palvia, S., & Verma, S. (2019). Online business education research: Systematic analysis and a conceptual model. The International Journal of Management Education, 17(1), 26-35.

Kumar, V. (2017). Integrating theory and practice in marketing. Journal of Marketing, 81(2), 1-7.

Layton, R. A. (2007). Marketing systems — A core macromarketing concept. Journal of macromarketing, 27(3), 227-242.

Layton, R. A. (2009). On economic growth, marketing systems, and the quality of life. Journal of Macromarketing, 29(4), 349-362.

Layton, R. A., & Grossbart, S. (2006). Macromarketing: Past, present, and possible future. Journal of Macromarketing, 26(2), 193-213.

Mascarenhas, A. O., Zambaldi, F., & Moraes, E. A. D. (2011). Rigor, relevância e desafios da academia em administração: tensões entre pesquisa e formação profissional. Revista de Administração de Empresas, 51, 265-279.

Mittelstaedt, J. D., Kilbourne, W. E., & Mittelstaedt, R. A. (2006). Macromarketing as agorology: Macromarketing theory and the study of the agora. Journal of Macromarketing, 26(2), 131-142.

Morrish, S. C., Eggers, F., Covin, J. G., & Ali, A. (2019). Perspectives on Entrepreneurship and Macromarketing: Introduction to the special issue. Journal of Macromarketing, 39(4), 353-357.

Ottesen, G., & Grønhaug, K. (2004). Barriers to practical use of academic marketing knowledge. Marketing Intelligence & Planning, 22(5), 520-530.

Pope, C., & Mays, N. (2009). Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Artmed Editora.

Prodanov, C. C., & De Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale.

Ratten, V., & Jones, P. (2021). Entrepreneurship and management education: Exploring trends and gaps. The International Journal of Management Education, 19(1), 100431.

Ratten, V., & Jones, P. (2021). Entrepreneurship and management education: Exploring trends and gaps. The International Journal of Management Education, 19(1), 100431.

Rosenbaum, M. S., Seger-Guttmann, T., & Giraldo, M. (2017). Commentary: vulnerable consumers in service settings. Journal of Services Marketing, 31(4/5), 309-312.

Sadiku-Dushi, N., Dana, L. P., & Ramadani, V. (2019). Entrepreneurial marketing dimensions and SMEs performance. Journal of Business Research, 100, 86-99.

Santos, L. T., de Oliveira Becheri, J., Ribeiro, I., de Oliveira, G., & Leme, P. H. M. V. (2020). Receitas a serem seguidas? Mapeamento sobre o fenômeno “empreendedorismo de palco” em reportagens da web. Race: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 19(2), 335-360. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race. Acesso em: 03 dez. 2022.

Schreier, M. (2012). Qualitative content analysis in practice. Jacobs University Bremen.

Shanahan, D. E., Palmer, L. H., & Salas, J. (2021). Achieving scaled and sustained use of client-based projects in business school marketing education: A proposed suprastructure. Journal of Marketing Education, 43(1), 59-74.

Shaw, E. H., & Jones, D. B. (2005). A history of schools of marketing thought. Marketing Theory, 5(3), 239-281.

Souza, J. J. B. D. (2020). Pilares de desenvolvimento e educação em teoria de marketing. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

Thomassen, M. L., Williams Middleton, K., Ramsgaard, M. B., Neergaard, H., & Warren, L. (2020). Conceptualizing context in entrepreneurship education: a literature review. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 26(5), 863-886.

Vargo, S. L. (2018). Marketing relevance through market theory. ReMark-Revista Brasileira de Marketing, 17(5), 730-746.

Ziemianski, P., & Golik, J. (2020). Including the dark side of entrepreneurship in the entrepreneurship education. Education Sciences, 10(8), 211.

Publicado
2025-02-28
Como Citar
Carrazzoni, R. S. do N., & Pereira, R. de C. de F. (2025). Sistema de Marketing da Educação Para o Empreendedorismo: Análise dos Empreendedores MEI e ME. Revista Interdisciplinar De Marketing, 15(1), 129-147. https://doi.org/10.4025/rimar.v15i1.75210
Seção
Artigos