Sistema de Marketing da Educação Para o Empreendedorismo: Análise dos Empreendedores MEI e ME

Resumen

Com o aumento da demanda, das facilidades tecnológicas e da digitalização, a educação para o empreendedorismo ganhou destaque com o público empresarial que já atuava no mercado e queria desenvolver habilidades para gerenciar seus negócios, isso impulsionou a diversificação de ofertas e soluções gerenciais. Nessa ocasião, as demandas de marketing se sobressaíram, causando problemas aos empreendedores que não eram capazes, muitas vezes, de lidar com as exigências e não conseguiam compreender e atuar dentro do escopo da área. Posto isso, a problemática aborda esse contexto sob uma visão de Macromarketing e sistemas de marketing, tendo como objetivo analisar como se configura a educação para o empreendedorismo em marketing direcionada aos empreendedores MEI e ME à luz do conceito de sistema de marketing. Para tanto, a pesquisa descrita, exploratória e qualitativa compreende o fenômeno realizando 12 entrevistas com empreendedores e profissionais atuantes nesse contexto. Desse modo, delimita-se o sistema de marketing da educação para o empreendedorismo (SMEE), caracterizando suas entradas, seu funcionamento e suas saídas, analisando seu impacto nos envolvidos e, ainda, contribuindo para os debates sobre a teoria e aplicação do marketing.

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Biografía del autor/a

Rebeca Sá do Nascimento Carrazzoni, UPE

Professora da Universidade de Pernambuco

Rita de Cássia de Faria Pereira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado
2025-02-28
Cómo citar
Carrazzoni, R. S. do N., & Pereira, R. de C. de F. (2025). Sistema de Marketing da Educação Para o Empreendedorismo: Análise dos Empreendedores MEI e ME. Revista Interdisciplinar De Marketing, 15(1), 129-147. https://doi.org/10.4025/rimar.v15i1.75210