Valores de Consumo: Explorando a Prática e o Consumo de Esportes
Abstract
O objetivo deste trabalho é investigar a forma com que residentes no Rio de Janeiro valoram as práticas e atividades esportivas. Para tanto, foi utilizada a tipologia proposta por Holbrook (1999). Os dados foram coletados através de entrevistas em profundidade realizadas com atletas e não-atletas, onde não só os aspectos experimentais, como o consumo de produtos relativos a esporte, foram examinados. A análise dos discursos colhidos revelou que pelo menos quatro dos oito tipos de consumo propostos por Holbrook (1999) encontram eco nas narrativas observadas, podendo auxiliar na descrição das relações estabelecidas entre consumidor e esporte.Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.