A Criação de Valor Para o Cliente Com Base nos Processos Estratégicos de Segmentação e Posicionamento
Abstract
O presente artigo discute a criação e a entrega de valor para o cliente, o papel da inteligência competitiva e seu relacionamento com os processos de segmentação e posicionamento. Metodologicamente desenvolvido na modalidade ensaio, o texto baseia-se na revisão de conceitos, estabelecendo a relação entre posicionamento competitivo e valor para o cliente. É apresentada e discutida a relevância de um sistema de informações estruturado, confiável e atualizado para que a organização potencialize sua capacidade competitiva. Por fim, destaca-se que a criação de valor para o cliente deve ter, no nível estratégico de marketing da unidade de negócio, a segmentação de mercado e clientes, e o posicionamento de produto / marca como questões centrais.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.