Da Posse à Possibilidade do Acesso? Compreendendo os Conceitos de Consumo Colaborativo no Marketing
Abstract
Este ensaio teórico tem como objetivo analisar as definições e características do chamado Consumo Colaborativo (CC), de modo a gerar reflexões sobre o fenômeno, a partir dos conceitos já estabelecidos. Entendido como uma nova configuração de consumo praticada graças às tecnologias digitais e à possibilidade de acesso que estas proporcionam, o CC ainda se encontra em processo de maturação teórica, sendo necessários mais estudos que busquem compreender suas características e limites enquanto prática recente que vem influenciando e modificando a dinâmica tradicional de consumo. Assim, as principais definições do Consumo Colaborativo no Marketing são abordadas neste estudo, começando com a proposta por Felson e Spaeth (1978), criadores do termo, bem como por Botsman e Rogers (2011), autores responsáveis pela popularização do CC nos estudos acadêmicos. Outras conceituações, como a sugerida por Belk (2014) e Bardhi e Eckhardt (2012), e por Hamari et al. (2015) são refletidas. Após análise, algumas características do CC podem ser sugeridas, delimitando e encurtando as diferenciações nas definições.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.