Da Posse à Possibilidade do Acesso? Compreendendo os Conceitos de Consumo Colaborativo no Marketing

  • Marianny Jessica de Brito Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

Este ensaio teórico tem como objetivo analisar as definições e características do chamado Consumo Colaborativo (CC), de modo a gerar reflexões sobre o fenômeno, a partir dos conceitos já estabelecidos. Entendido como uma nova configuração de consumo praticada graças às tecnologias digitais e à possibilidade de acesso que estas proporcionam, o CC ainda se encontra em processo de maturação teórica, sendo necessários mais estudos que busquem compreender suas características e limites enquanto prática recente que vem influenciando e modificando a dinâmica tradicional de consumo. Assim, as principais definições do Consumo Colaborativo no Marketing são abordadas neste estudo, começando com a proposta por Felson e Spaeth (1978), criadores do termo, bem como por Botsman e Rogers (2011), autores responsáveis pela popularização do CC nos estudos acadêmicos. Outras conceituações, como a sugerida por Belk (2014) e Bardhi e Eckhardt (2012), e por Hamari et al. (2015) são refletidas. Após análise, algumas características do CC podem ser sugeridas, delimitando e encurtando as diferenciações nas definições.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Marianny Jessica de Brito Silva, Universidade Federal de Pernambuco
Doutoranda em Administração pela UFPE, atuando na linha "Gestão Organizacional", no campo temático "Gestão de Marketing e Serviços e Tecnologia da Informação". Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, atuando na linha de pesquisa "Marketing, Empreendedorismo e Tecnologia da Informação". Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de Marketing, principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, consumo colaborativo, consumo de moda, consumo sagrado e profano e relação entre consumo e gênero.
Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Adminisração. Atualmente é professora adjunta III do Departamento de Hotelaria e Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Tem experiência na área de Turismo, Hotelaria, Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor de Serviços (Turismo, Hotelaria e Gastronomia).
Publicado
2016-12-31
Cómo citar
Silva, M. J. de B., & Barbosa, M. de L. de A. (2016). Da Posse à Possibilidade do Acesso? Compreendendo os Conceitos de Consumo Colaborativo no Marketing. Revista Interdisciplinar De Marketing, 6(2), 42-53. https://doi.org/10.4025/rimar.v6i2.31583