Transformative Consumer Research (TCR): Reflexões, Diretrizes e uma Análise do Campo no Brasil
Abstract
Este ensaio tem por objetivo apresentar e discutir questões atinentes ao movimento da Transformative Consumer Research (TCR) ou Pesquisa Transformativa do Consumidor, abordagem de pesquisa que se dedica a compreender o comportamento de consumo das pessoas com vistas ao bem-estar individual e coletivo, oferecendo à sociedade uma resposta positiva aos impactos negligentes do marketing. Para isso, ao longo do texto, são ressaltadas suas premissas, seus conceitos fundamentais, seus objetos de estudo e outras questões correlatas levando em conta o estágio de desenvolvimento de pesquisas do consumo envolvendo a TCR no contexto brasileiro. Não se pode deixar de mencionar que o texto também tem como propósito apontar trilhas tanto teóricas e metodológicas para pesquisas transformativas do consumidor, assim como reconhecer os desafios a serem enfrentados pelos pesquisadores adeptos dessa abordagem.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.