Transformative Consumer Research (TCR): Reflexões, Diretrizes e uma Análise do Campo no Brasil

  • Marcelo de Rezende Pinto Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
  • Georgiana Luna Batinga Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bruno Medeiros Ássimos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gustavo Tomaz Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Abstract

Este ensaio tem por objetivo apresentar e discutir questões atinentes ao movimento da Transformative Consumer Research (TCR) ou Pesquisa Transformativa do Consumidor, abordagem de pesquisa que se dedica a compreender o comportamento de consumo das pessoas com vistas ao bem-estar individual e coletivo, oferecendo à sociedade uma resposta positiva aos impactos negligentes do marketing. Para isso, ao longo do texto, são ressaltadas suas premissas, seus conceitos fundamentais, seus objetos de estudo e outras questões correlatas levando em conta o estágio de desenvolvimento de pesquisas do consumo envolvendo a TCR no contexto brasileiro. Não se pode deixar de mencionar que o texto também tem como propósito apontar trilhas tanto teóricas e metodológicas para pesquisas transformativas do consumidor, assim como reconhecer os desafios a serem enfrentados pelos pesquisadores adeptos dessa abordagem.

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Author Biographies

Marcelo de Rezende Pinto, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
Doutor em Administração pela UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
Georgiana Luna Batinga, Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais
Mestre e doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
Bruno Medeiros Ássimos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
Gustavo Tomaz Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas
Published
2016-12-31
How to Cite
Pinto, M. de R., Batinga, G. L., Ássimos, B. M., & Almeida, G. T. (2016). Transformative Consumer Research (TCR): Reflexões, Diretrizes e uma Análise do Campo no Brasil. Revista Interdisciplinar De Marketing, 6(2), 54-66. https://doi.org/10.4025/rimar.v6i2.32376