A Vulnerabilidade e a Resiliência do Idoso no Consumo de Crédito
Abstract
This research aimed to understand the vulnerability experiences faced by the elderly in credit consumption. To this end, a qualitative research was conducted based on 15 interviews with elderly consumers. Individual, family and macro-environmental pressures were evidenced, due to age, low literacy and persuasion from friends and relatives. In addition, financial institutions adopt harmful practices against the elderly consumer. Basic consumption needs, such as buying food and paying off debts, served as trigger events for any vulnerability experiences. However, it was found that respondents are resilient when consuming this service, avoiding experiences of vulnerability.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.