A Vulnerabilidade e a Resiliência do Idoso no Consumo de Crédito
Resumo
Esta pesquisa teve o objetivo de compreender as experiências de vulnerabilidade enfrentadas pelos idosos no consumo de crédito. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir de 15 entrevistas com idosos consumidores. As pressões individuais, familiares e macroambientais foram evidenciadas, em função da idade, baixo letramento e persuasão de amigos e parentes. Além disso, foi retratado que as instituições financeiras adotam práticas nocivas contra o consumidor idoso. As necessidades básicas de consumo, como compra de alimentos e quitação de dívidas, serviram de eventos disparadores para as eventuais experiências de vulnerabilidade. Todavia, foi constatado que os entrevistados são resilientes ao consumir esse serviço, buscando evitar as experiências de vulnerabilidade.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Interdisciplinar de Marketing, editada pela Universidade Estadual de Maringá, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Estadual de Maringá e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. À Revista Interdisciplinar de Marketing é permitido o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.