A Vulnerabilidade e a Resiliência do Idoso no Consumo de Crédito

Palavras-chave: Marketing e Sociedade, Vulnerabilidade do Consumidor, Consumo de Crédito, Idoso, Resiliência

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de compreender as experiências de vulnerabilidade enfrentadas pelos idosos no consumo de crédito. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir de 15 entrevistas com idosos consumidores. As pressões individuais, familiares e macroambientais foram evidenciadas, em função da idade, baixo letramento e persuasão de amigos e parentes. Além disso, foi retratado que as instituições financeiras adotam práticas nocivas contra o consumidor idoso. As necessidades básicas de consumo, como compra de alimentos e quitação de dívidas, serviram de eventos disparadores para as eventuais experiências de vulnerabilidade. Todavia, foi constatado que os entrevistados são resilientes ao consumir esse serviço, buscando evitar as experiências de vulnerabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-10-17
Como Citar
Dantas Tanan, K. V., & Coelho, P. F. da C. (2022). A Vulnerabilidade e a Resiliência do Idoso no Consumo de Crédito. Revista Interdisciplinar De Marketing, 12(1), 69-85. https://doi.org/10.4025/rimar.v12i1.61742
Seção
Artigos