Diálogos e Monólogos do Marketing de Serviços - De Volta à Conversa Com os Scripts Cognitivos

  • José Luís Felício dos Santos de Carvalho PUC-Rio.
  • Sylvia Constant Vergara Professora da EBAPE-FGV.

Resumen

Para melhorar as possibilidades de gerência dos “momentos da verdade” em Marketing de Serviços, as empresas costumam recorrer aos scripts cognitivos, roteiros comportamentais previamente elaborados para dirigir e controlar as situações interativas entre a organização e seus consumidores. A elaboração unilateral dos scripts, por outro lado, parece ser capaz de propiciar inúmeras e indesejáveis limitações para um adequado desenvolvimento da conversa entre a empresa e seus públicos interno e externo. O presente ensaio – calcado em revisão bibliográfica ampliada a partir de um artigo publicado anteriormente – discute algumas das dificuldades decorrentes da construção dos diálogos de serviços por meio de uma orientação empresarial que privilegia o monólogo. Dez questões problemáticas envolvendo scripts são discutidas e analisadas; à guisa de reflexão, examinam-se algumas considerações teóricas que se acredita estarem propícias a apontar uma nova perspectiva para a conversa da organização com suas muitas platéias.

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Biografía del autor/a

José Luís Felício dos Santos de Carvalho, PUC-Rio.
Mestre e Doutor pela PUC-Rio.
Sylvia Constant Vergara, Professora da EBAPE-FGV.
Mestre em Administração pela FGV, Doutora em Educação pela UFRJ e Professora da EBAPE-FGV.
Publicado
2015-01-13
Cómo citar
Carvalho, J. L. F. dos S. de, & Vergara, S. C. (2015). Diálogos e Monólogos do Marketing de Serviços - De Volta à Conversa Com os Scripts Cognitivos. Revista Interdisciplinar De Marketing, 1(1), 7-20. https://doi.org/10.4025/rimar.v1i1.26261