Teoria das Representações Sociais e o Consumo de Cachaça: Um Olhar dos Apreciadores Sobre o Seu Consumo

Palavras-chave: Teoria das representações Sociais, Cachaça, Consumo, Entrevistas, Narrativas

Resumo

A cachaça assume um papel significativo no Brasil, em diversas perspectivas, constituindo-se como um símbolo da identidade nacional. Assim, o ato de consumir cachaça carrega consigo simbolismos, rituais, cultura e tradição, tornando-se um elemento na construção da identidade dos seus apreciadores.  Dessa forma, surgem questões de como os apreciadores de cachaça artesanal entrevistados, compreendem o seu consumo? Quais as representações sociais destes ao que tange seu consumo? Isto posto, este estudo objetiva compreender as representações sociais dos consumidores de cachaça artesanal de alambique acerca do se trata consumir uma cachaça de qualidade. Para  isso,  foram  realizadas  17  entrevistas  com apreciadores de cachaça artesanal, os quais incluem homens e mulheres. Ademais, os documentos foram utilizados como aporte de análise.  A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Foram trabalhadas questões como um perfil identitário dos entrevistados, bem como a materialidade e o significado do consumo. Os entrevistados apresentaram-se como conscientes e de fato apreciadores, isto é, consumidores preocupados com aspectos sensoriais e quantidades. Os copos e taças foram unânimes, constituindo-se como parte relevante no ato de consumir. Por fim, prazeres, bem-estar e relaxamento foram pontuados como questões almejadas ao consumir, sendo estas sensações provenientes de tal.

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Biografia do Autor

Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA) com ênfase de pesquisa em Organizações, Gestão e Sociedade. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Licenciada em Administração Pública pela mesma instituição (2012-2017). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão em Prática Social (NEGEP) e do Núcleo Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade (NEORGS). Atualmente atua como tutora de cursos presenciais, semipresenciais e à distância do Centro Universitário de Lavras (MG), com destaque para Administração e cursos afins.

Valéria da Glória Pereira Brito, Universidade Federal de Lavras

Professora Associada do Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras. Atuou como professora substituta entre 1995 e 1996 e atua no quadro permanente da UFLA desde novembro de 1996; possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL/1989); mestrado em Administração - Organizações e Recursos Humanos pelo CEPEAD/UFMG (1995) e doutorado em Administração - Organizações e Sociedade pelo CEPEAD/UFMG (2013). Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Administração e desde 1995 mantém a participação em projetos de pesquisa e publicações científicas. A partir de 1997 ocupou diversos cargos administrativos: foi coordenadora do curso de graduação em Administração de janeiro de 1997 a maio de 2000; no período entre 2000 a 2004 foi Pró-Reitora de Graduação; foi Chefe de Gabinete da Reitoria da UFLA de junho de 2004 a fevereiro de 2009 e foi Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de junho de 2012 a maio de 2016. Atuou em diversas comissões e câmaras de assessoramento e participou dos Conselhos Superiores da UFLA (Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Curadores) de 1997 a 2016. A experiência acumulada ao longo de 18 anos na gestão universitária foi partilhada no ensino de pós-graduação em Administração Pública em que atuou de 2013 a 2016 como docente permanente. Atuou como docente permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da UFLA de 2016 a 2022, lecionando nas cadeiras de Pesquisa Qualitativa, Teorias da Prática e Teorias das Organizações. Trabalha com as abordagens qualitativas, Análise Crítica de Discurso, Estratégia como Prática, Prática social, Prática Discursiva, Redes, Inovação, Construção de Mercados e Sociomaterialidade.

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como coordenador da câmara SHA da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais no período de março de 2005 à março de 2008 e do Programa de Pós-graduação em Administração entre Janeiro de 2003 e março de 2007. Atuou como Pro-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras entre maio de 2004 e março de 2007. No período de junho de 2008 e junho de 2012 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras, tendo participado de diversas comissões, conselhos e câmaras de caráter consultivo. Possui experiência de pesquisa, ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, cultura, aprendizagem e relações de trabalho. Foi o primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública oferta pela UFLA e um de seus fundadores. Esta experiência possibilitou a obtenção de bolsa de produtividade (Categoria 1B) e participação como membro do Comitê de Assessoramento da Área de Administração e Economia vinculado ao CNPQ entre 2016 e setembro de 2018. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Titular e Permanente do PPGA/UFLA, atua como consultor ad hoc do CNPQ, CAPES e FAPEMIG e de diversos periódicos, membro do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE-UFLA), coordena grupo e projeto de pesquisas e ministra aulas na graduação, mestrado e doutorado em Administração, participou da Câmara PCRH da FAPEMIG na condição de membro efetivo e coordenador de 01/03/2019 a 28/02/2022.

Daniel Calbino Pinheiro, Universidade Federal de São João Del Rei

Pós-doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2021). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (2018). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (2022). Graduado em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (2008).Atualmente é professor Adjunto-IV da Universidade Federal de São João del Rei-Campus Sete Lagoas e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGED-UFVJM). Atua nas áreas de pesquisa com os seguintes temas: Estudos Organizacionais,Trabalho Institucional, Cachaça, Economia Solidária, Extensão rural, Gestão Democrática de Instituições Escolares e Avaliação de Políticas Públicas na Educação.

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Publicado
2025-02-26
Como Citar
Araújo, E. T. T. de, Brito, V. da G. P., Brito, M. J. de, & Pinheiro, D. C. (2025). Teoria das Representações Sociais e o Consumo de Cachaça: Um Olhar dos Apreciadores Sobre o Seu Consumo . Revista Interdisciplinar De Marketing, 15(1), 17-40. https://doi.org/10.4025/rimar.v15i1.71135
Seção
Artigos