Marketing e Pressão Social: Como as Expectativas da Sociedade Impactam a Escolha Por Uma Alimentação Saudável Para Bebês e Crianças

Resumen

Este estudo analisou a influência da pressão social sobre as decisões dos pais na introdução alimentar saudável para crianças. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário estruturado com 54 respondentes. Os dados foram analisados por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Análise de Variância (ANOVA), permitindo identificar os principais fatores que impactam as escolhas alimentares parentais. Os resultados indicaram que as relações interfamiliares e a exposição a eventos sociais desempenham um papel significativo na introdução alimentar. A pesquisa contribui para o campo dos Estudos do Comportamento do Consumidor, ao demonstrar como o ambiente social pode influenciar a adesão às recomendações nutricionais. Sugere-se que políticas públicas e ações educacionais sejam fortalecidas para minimizar os efeitos da pressão social na alimentação infantil.

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Biografía del autor/a

Thais Isidoro Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM)

Juliano Domingues da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Administração (2006) pela Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão, pós-graduação em Comunicação Organizacional (2012) pela Faculdade Maringá, Mestrado em Administração (2015) pela Universidade Estadual de Maringá e Doutorado em Administração (2018), pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Empreendedorismo, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas quantitativas, sistemas de controle em vendas, comportamento empreendedor.

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Publicado
2025-02-28
Cómo citar
Gonçalves, T. I., & Silva, J. D. da. (2025). Marketing e Pressão Social: Como as Expectativas da Sociedade Impactam a Escolha Por Uma Alimentação Saudável Para Bebês e Crianças. Revista Interdisciplinar De Marketing, 15(1), 111-128. https://doi.org/10.4025/rimar.v15i1.75170